Topo

Eurocopa - 2021

Espanha 'tira a zica', goleia Eslováquia com erro bizarro e vai às oitavas

Dubravka, goleiro da Eslováquia, se atrapalhou e acabou abrindo o placar para Espanha em duelo da Eurocopa - Jose Manuel Vidal / POOL / AFP
Dubravka, goleiro da Eslováquia, se atrapalhou e acabou abrindo o placar para Espanha em duelo da Eurocopa Imagem: Jose Manuel Vidal / POOL / AFP

Do UOL, em São Paulo

23/06/2021 14h55Atualizada em 23/06/2021 23h31

Depois de dois amargos empates na Eurocopa, a Espanha desencantou, mostrou bom futebol e selou hoje a sua classificação para as oitavas de final do torneio ao golear, por 5 a 0, a Eslováquia no Grupo E. Agora, os espanhóis encaram a Croácia no mata-mata - a partida acontece na segunda-feira (28), às 13h (horário de Brasília).

O resultado, por outro lado, elimina os eslovacos, que somaram apenas três pontos na chave e encerraram a campanha com saldo negativo de cinco gols, tirando qualquer chance de avanço como um dos melhores terceiros colocados.

A classificação final do Grupo E ficou assim:

  1. Suécia - 7 pontos
  2. Espanha - 5 pontos
  3. Eslováquia - 3 pontos
  4. Polônia - 1 ponto

O UOL Esporte fez um resumo do que foi o duelo entre espanhóis e eslovacos. Confira:

Haja chance perdida...

Com uma formação ofensiva, o time de Luis Enrique emplacou uma espécie de blitz nos primeiros minutos de jogo - e conseguiu um pênalti aos 10 minutos, após pontapé do volante Hromada nas pernas de Koke.

O que aconteceu no fim de semana com Moreno, no entanto, se repetiu, desta vez com Morata. O atacante da Juventus bateu forte e desperdiçou sua cobrança após ótima defesa de Dubravka.

Oito minutos depois, Sarabia furou e perdeu uma ótima chance de gol em lançamento de Pedri. No lance seguinte, foi a vez de Morata deixar a bola passar em cruzamento de Azpilicueta.

Goleirão 'joga vôlei'

Já que o ataque não estava funcionando, a função de colocar a bola para dentro ficou com o goleirão eslovaco.

Aos 29 minutos, Dubravka, que até então tinha status de "herói" da partida por defender o pênalti de Morata, virou vilão ao protagonizar uma trapalhada histórica.

Em uma saída de bola errada da zaga eslovaca, Sarabia finalizou forte no travessão. A bola subiu e, na queda, o goleiro, ao tentar jogar para escanteio, acabou "cortando" a bola para dentro de seu próprio gol. Assim, não!

Aí ficou mais fácil...

O que era um jogo emperrado para a Espanha ficou destravado depois do 1° gol. Sem pressão, a seleção de Luis Enrique chegou ao 2° gol nos acréscimos da etapa inicial

Após rebote de escanteio, Pedri deu um belíssimo lançamento para Moreno, que dominou na linha de fundo e, protegendo de Dubravka, cruzou para o meio da área. O zagueiro Laporte, que foi para o ataque na bola parada, cabeceou para o fundo do gol: 2 a 0.

Aos 10 minutos do 2° tempo, os espanhóis liquidaram a partida. Pela ponta esquerda, Alba fez um cruzamento rasteiro e Sarabia, de perna esquerda, pegou de primeira e ampliou o placar.

Koke e Sarabia comemoram um dos gols marcados pela Espanha contra a Eslováquia - Julio MUNOZ / POOL / AFP - Julio MUNOZ / POOL / AFP
Koke e Sarabia comemoram um dos gols marcados pela Espanha contra a Eslováquia
Imagem: Julio MUNOZ / POOL / AFP

Goleada com estilo

O quarto gol saiu aos aos 21 minutos. Em jogada ensaiada de escanteio, Sarabia recebeu livre na linha de fundo e cruzou na diagonal.

Ferrán Torres, que havia acabado de entrar, apareceu por trás dos zagueiros e finalizou de letra para o fundo do gol da Eslováquia.

Quatro minutos depois, outro reserva que havia acabado de pisar no gramado foi às redes. Pau Torres, depois de bate-rebate dentro da área, cabeceou a bola em direção às redes. Kucka tentou tirar, mas empurrou para o próprio gol - foi o 5° e último da partida.