Topo

Eurocopa - 2021

'Renovada', Espanha para em retranca da Suécia e empata na estreia da Euro

Espanha x Suécia, pela Eurocopa 2021 - AFP
Espanha x Suécia, pela Eurocopa 2021 Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

14/06/2021 17h58

A Espanha ficou devendo no primeiro teste da renovação comandada pelo técnico Luis Enrique. Na tarde de hoje, a seleção espanhola empatou sem gols com a Suécia, no Estádio Olímpico de La Cartuja, em Sevilha, pela primeira rodada da Eurocopa.

Com "caras novas", Espanha não conseguiu se impor diante dos suecos. A equipe, que tinha apenas Jordi Alba como remanescente do título da Euro em 2012, dominou a posse de bola, trocou muitos passes, mas não conseguiu chegar ao gol. Melhor para a Suécia, sem Ibrahimovic, que adotou postura defensiva ao longo dos 90 minutos e conseguiu segurar a pressão dos donos da casa.

Com o resultado, Espanha e Suécia somam um ponto cada no Grupo E. A Eslováquia venceu a Polônia mais cedo e lidera a chave.

A Espanha volta a campo no sábado (19), contra a Polônia. Um dia antes, a Suécia enfrenta a Eslováquia.

O jogo

Os números nem sempre se traduzem em resultados no futebol. E o empate da Espanha contra a Suécia na tarde desta segunda-feira é prova disso. Com 82% de posse de bola e mais de 800 passes, os espanhóis dominaram, mas não conseguiram o triunfo. Foram 17 chutes a gol contra apenas quatro dos suecos, mas ainda assim sem levar efetivo perigo à meta adversária. Foi a primeira vez desde 1951 que as seleções ficaram no 0 a 0.

A melhor chance de tirar o zero do placar aconteceu aos 37 minutos do primeiro tempo, quando Morata recebeu passe de Alba, bateu colocado e mandou para fora. Pouco depois, aos 40, a Suécia assustou em finalização com Isak. Llorente salvou no meio do caminho e a bola carimbou a trave.