Topo

Eurocopa - 2021

Eslováquia supera Polônia em jogo com golaço 'contra' e Lewa apagado

Lewandowski lamenta gol marcado por Skriniar, da Eslováquia, durante estreia da Polônia na Eurocopa - Lars Baron/Getty Images
Lewandowski lamenta gol marcado por Skriniar, da Eslováquia, durante estreia da Polônia na Eurocopa Imagem: Lars Baron/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/06/2021 14h53Atualizada em 14/06/2021 14h56

A Eslováquia estreou com o pé direito na Eurocopa. A seleção, que faz a sua segunda participação na história do torneio, venceu a Polônia por 2 a 1 na tarde de hoje, em duelo disputado na Rússia.

Com o resultado, os eslovacos lideram provisoriamente o Grupo E, que também tem Espanha e Suécia - os dois se enfrentam a partir das 16h (horário de Brasília).

O atacante Robert Lewandowski, eleito pela Fifa como o melhor jogador do mundo, não balançou as redes e teve uma partida apagada e de pouca efetividade.

Outro fator que marcou o duelo foi o golaço marcado pela Eslováquia que abriu o placar. O gol, no entanto, foi dado como contra do goleiro Szczesny.

O UOL Esporte fez o resumo do que foi o duelo entre poloneses e eslovacos. Confira:

Começo é polonês, mas...

A Polônia começou ditando o ritmo do jogo, com mais de 70% de posse de bola e dona das principais jogadas ofensivas, em um dos poucos momentos de Lewa na partida.

Apesar disto, foi a Eslováquia a responsável por abrir o placar. Aos 17 minutos, Robert Mak fez linda jogada pela esquerda: ele passou por Józwiak, deixou Bereszynski no chão após caneta e bateu forte ao gol de Szczesny. A bola explodiu na trave, voltou na nuca do goleiro e entrou.

Até o momento, a Uefa deu o gol como contra de Szczesny, relevando a finalização do ponta. O registro irritou alguns telespectadores.

Assista ao golaço de Mak:

2° tempo

Não deu nem tempo de aquecer e o empate veio aos 30 segundos da etapa final: após boa jogada pela esquerda, Klich acionou Rybus, que cruzou rasteiro para Linetty.

O jogador do Torino não acertou a bola em cheio, mas deslocou Dubravka o suficiente para igualar o marcador para os poloneses, que passaram a tomar conta da partida.

A empolgação da Polônia cessou aos 17 minutos - isso porque o volante Krychowiak recebeu o 2° cartão amarelo após pisão em Hromada. A Eslováquia aproveitou a vantagem numérica e voltou a ficar em vantagem cinco minutos depois.

Após escanteio, a bola sobrou para o zagueiro Skriniar, destaque da equipe que atua pela Inter de Milão. O jogador dominou com categoria, ajeitou o corpo e finalizou no canto de Szczesny, fechando o placar: 2 a 1.

Milan Skriniar (à direita), da Eslováquia, comemora gol marcado sobre a Polônia na estreia da Eurocopa - Joosep Martinson - UEFA/UEFA via Getty Images - Joosep Martinson - UEFA/UEFA via Getty Images
Milan Skriniar (à direita), da Eslováquia, comemora gol marcado sobre a Polônia na estreia da Eurocopa
Imagem: Joosep Martinson - UEFA/UEFA via Getty Images