Topo

Mazzuco teve longa negociação com Santos antes de decidir deixar o Cruzeiro

André Mazzuco foi contratado pelo Cruzeiro em janeiro deste ano e tem acordo válido até o fim de 2022 - Igor Sales/Cruzeiro
André Mazzuco foi contratado pelo Cruzeiro em janeiro deste ano e tem acordo válido até o fim de 2022 Imagem: Igor Sales/Cruzeiro

Gabriela Brino e Guilherme Piu

Do UOL, em Santos e Belo Horizonte

26/05/2021 04h00

O Cruzeiro, muito em breve, precisará ir ao mercado para escolher um novo diretor de futebol, já que André Mazzuco, o atual chefe da pasta no clube celeste, está de malas prontas para o Santos. O executivo, que chegou em janeiro à Toca II para administrar a atual temporada, está inclinado a dar o sim oficialmente ao Peixe hoje (26).

Segundo apurou o UOL Esporte, os dirigentes do clube paulista terão uma conversa com André Mazzuco ao longo do dia. A expectativa é de que uma negociação que se estende há pelo menos 20 dias seja concluída com sinalização positiva por parte do dirigente.

O Cruzeiro trabalhava com a ideia de que Mazzuco permaneceria em Belo Horizonte para ajudar na tentativa de retorno à Série A nacional. Mas, ao que tudo indica, o diretor acabou mudando de ideia.

Santos busca respaldo

A diretoria do Peixe busca um profissional para o cargo desde a crise que culminou na saída do treinador argentino Ariel Holan, que pediu demissão ainda durante o Paulistão. A ideia é encorpar o departamento de futebol e ter uma figura que possa dar respaldo ao elenco em momentos de desconforto durante a temporada.

O executivo trabalhará em parceria com o gerente de futebol Jorge Andrade, que no momento é quem está tocando as negociações por reforços ao técnico Fernando Diniz. José Renato Quaresma, membro do Comitê de Gestão com entrada no futebol, segue afastado temporariamente da função enquanto se recupera de complicações causadas pela covid-19.

O último a exercer a função de executivo pelo Santos foi Felipe Ximenes, demitido em janeiro pela atual diretoria após alguns desentendimentos com o técnico Cuca e elenco.

Sem dinheiro

O Cruzeiro vive uma terrível crise financeira e não tem dinheiro para se movimentar no mercado, precisando assim, quase que exclusivamente, da ajuda de parceiros para se reforçar, pagar salários e manter a operação do clube.

André Mazzuco tem contrato com o clube até o fim de 2022. O executivo de futebol foi anunciado no clube no dia 5 de janeiro deste ano e trabalhou em prol do planejamento da atual temporada, tendo a Série B do Campeonato Brasileiro como grande objetivo. Antes, Mazzuco trabalhou por Vasco, Paraná Clube, Paysandu e Red Bull Brasil.

Sob sua gestão o departamento de futebol do Cruzeiro contratou 12 jogadores: o zagueiro Eduardo Brock; os laterais direitos Joseph e Klebinho — ainda será apresentado; os volantes Flávio, Matheus Neris e Matheus Barbosa; os meias Marcinho e Rômulo, o lateral esquerdo Alan Ruschel, além dos atacantes Felipe Augusto, Bruno José e Guilherme Bissoli.