Topo

Liga dos Campeões - 2020/2021

Como finais europeias podem provocar "grupos da morte" na próxima Champions

Finais desta semana podem criar fase de grupos insana na próxima Champions League - Valentin Flauraud/UEFA
Finais desta semana podem criar fase de grupos insana na próxima Champions League Imagem: Valentin Flauraud/UEFA

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

26/05/2021 04h00

As finais da Liga Europa e da Liga dos Campeões encerram a temporada europeia entre hoje (26) e sábado (29), respectivamente, mas também já começam a moldar a próxima Champions. São grandes as chances de a edição 2021/2022 ter ao menos um dos chamados "grupos da morte", e Villarreal e Manchester City podem contribuir ainda mais para isso.

A teoria é complexa, mas na prática é mais fácil de entender: se o Villarreal for campeão da Liga Europa hoje, vira cabeça-de-chave da próxima Champions e "fura a fila" de um ranking que define os potes do sorteio dos grupos. O mesmo pode acontecer com o Zenit St. Petersburg, campeão russo, se o Manchester City vencer o Chelsea na decisão de sábado.

O pote 1 do sorteio dos grupos da próxima Champions tem oito campeões: dois são os vencedores da atual Champions e da atual Liga Europa, e os outros seis são os campeões das principais ligas europeias (Atlético de Madri, Bayern de Munique, Inter de Milão, Lille, Manchester City e Sporting).

O City venceu o Campeonato Inglês e por isso está garantido como cabeça-de-chave. Se vencer também a atual Champions, faz com que uma das vagas do pote 1 "sobre" para a sétima federação melhor colocada no ranking da Uefa, a Rússia - mais precisamente para seu campeão, o Zenit.

Critério parecido vale para a final da Liga Europa: o Manchester United ficou no G4 do Inglês e está no pote 2 da próxima Liga dos Campeões, mas sobe para o pote 1 se for campeão. Já o Villarreal, que foi apenas o sétimo em La Liga, joga hoje não apenas pelo título, mas também para poder disputar a próxima Champions como cabeça-de-chave (veja a lista com os classificados mais abaixo).

E os grupos da morte?

Bem, com Villarreal e Zenit entre os cabeças-de-chave, a próxima Liga dos Campeões poderia ter um grupo com Manchester City, PSG, Borussia Dortmund e Milan, por exemplo. Nestas condições, o pote 3, aquele que geralmente determina um "grupo da morte", teria clubes bastante qualificados como Ajax, Atalanta, Dortmund, Porto e RB Leipzig. No pote 4 já estão garantidos Milan e Wolfsburg.

Critérios diferentes dos da Libertadores

Tudo isso acontece porque os campeonatos nacionais tiveram campeões inesperados: o Lille desbancou o PSG de Neymar, foi campeão francês e por isso será cabeça-de-chave. O mesmo vale para Atlético de Madri, que deixou Barcelona e Real Madrid para trás, e para a Inter de Milão, que destronou a Juventus na Itália.

Também tem a ver com critérios. A Libertadores, por exemplo, define seus cabeças-de-chave exclusivamente a partir do seu ranking de clubes. Já a Uefa só usa tal ranking a partir do segundo pote, pois o pote principal é composto por dois campeões europeus e seis campeões nacionais (ou sete, como pode acontecer com o Zenit).

Os potes da Champions 2021/2022:

Pote 1

Atlético de Madri
Bayern de Munique
Inter de Milão
Lille
Manchester City
Sporting
Chelsea ou Zenit*
Manchester United ou Villarreal**

* depende da final da Champions atual: se der Chelsea, é também pote 1; se der City, o Zenit é pote 1.
** campeão da Liga Europa vai ao pote 1. Se der Villarreal, o United fica no pote 2.

Pote 2
Barcelona
Juventus
Liverpool
Paris Saint-Germain
Real Madrid
Sevilla
Manchester United (ou pote 1, se vencer a Liga Europa atual)
Chelsea (ou pote 1, se vencer a Champions atual)

Pote 3
Borussia Dortmund (ou pote 2)*
Porto (ou pote 2)**
Ajax
Atalanta
RB Leipzig
Zenit (ou pote 1)***

* pote 2 se Chelsea ou United forem campeões nesta semana.
** pote 2 se Chelsea e também United forem campeões nesta semana.
*** pote 1 se o City vencer a Champions.

Pote 4
Besiktas*
Club Brugge*
Dínamo de Kiev*
Milan
Wolfsburg

* podem subir ao pote 3 dependendo de quem se classificar na fase preliminar.