Topo

Internacional

Inter renova holofote no mercado sul-americano e reforça base com promessas

Juan Manuel Cuesta chega para as categorias de base do Internacional por empréstimo - MB Media/Getty Images
Juan Manuel Cuesta chega para as categorias de base do Internacional por empréstimo Imagem: MB Media/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

21/04/2021 17h22

O Internacional encaminhou duas contratações de estrangeiros para as categorias de base. Juan Manuel Cuesta, colombiano de 19 anos, chega do Indpendiente Medellín. Santiago Cartagena, meio-campista uruguaio de 18 anos, é egresso do Nacional. Ambos por empréstimo com cláusula de compra ao fim do período. As ações reforçam holofote no mercado internacional, que não é novidade no clube.

Não é somente pela chegada de Gustavo Grossi para trabalhar como gerente executivo das categorias de base que o Inter observa jogadores promissores em outros países. Hoje, o Colorado já conta com três estrangeiros nos times inferiores.

Porém, nenhum deles teve o desempenho esperado até então. O argentino Tomás Lujan já rompeu idade de base, completou 21 anos, e se recupera de lesão. Ao fim do período, retornará ao Platense.

Andrés Amaya até teve algumas oportunidades, mas também não se desenvolveu como esperado. O colombiano tem cláusula de compra elevada e deve regressar ao Atletico Huila ao fim do vínculo.

Resta o também argentino Maxi Zalazar, que é parte do elenco sub-20 do Inter e possui ligação ao clube até o fim da temporada.

As chegadas de Cuesta e Cartagena reforçam a ideia de garimpar mercados de países vizinhos para reforçar a longo prazo a equipe principal. Ambos chegam com experiência nos times de cima de suas equipes e de olho na observação de Miguel Ángel Ramírez. Além disso, tanto Cuesta quanto Cartagena tem histórico de convocações para seleções de base de seus países.

O Colorado tem no apreço às categorias de base uma das premissas da atual gestão. A ideia de integrar os times inferiores e o principal foi bandeira de Alessandro Barcellos durante toda campanha que o levou à presidência do clube.

A expectativa é que Cartagena e Cuesta cheguem ao Brasil até o fim da semana para assinarem com Colorado. O clube não costuma oficializar ou anunciar contratações para as categorias de base.

Internacional