PUBLICIDADE
Topo

São Paulo

São Paulo: Crespo tem Alex para avaliar base e encorpar Lista B do Paulista

Alex é o novo treinador do sub-20 do São Paulo - Divulgação/São Paulo
Alex é o novo treinador do sub-20 do São Paulo Imagem: Divulgação/São Paulo

Maria Victoria Poli e Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

12/04/2021 04h00

Classificação e Jogos

O São Paulo recebe o Red Bull Bragantino hoje (12), às 20h, no Morumbi, pela sétima rodada do Paulista. Novo técnico do sub-20, Alex tem uma missão importante no planejamento de Hernán Crespo para a maratona de jogos que o Tricolor tem pela frente: ajudar a preencher a Lista B do Campeonato Paulista, restrita aos atletas oriundos das categorias de base do clube.

Até o momento, apenas oito jogadores formados em Cotia foram inscritos nessa lista, que é ilimitada e pode ser alterada a qualquer momento do campeonato. Galeano, Gabriel, Lucas Beraldo, Luiz Gustavo, Rodrigo Nestor, Talles, Vitor Samuel e Wellington compõem o grupo até este momento.

A Lista A, por outro lado, pode conter até 26 atletas — o Tricolor completou a relação na última sexta (9), com os reforços Miranda, Eder e Benítez. É válido lembrar que ela inclui diversos jogadores formados na base, mas que já ultrapassaram a idade limite, como Liziero, Luan, Gabriel Sara, Diego Costa, Lucas Perri e Igor Gomes, entre outros.

Entre os quatro grandes do Estado, o São Paulo é o que menos inscreveu atletas na Lista B nesta edição do Paulistão. O Corinthians conta com 15 nomes, o Palmeiras com 17 e o Santos com 22 jogadores. Para poder figurar nela, o atleta precisa ter nascido entre 2000 e 2005 e estar registrado ininterruptamente no clube há pelo menos um ano. A regra existe no regulamento desde 2018 e visa estimular os clubes a investirem e estruturarem as categorias de base.

A Lista B ganhou peso maior no Estadual após a paralisação de quase 30 dias por causa da pandemia do novo coronavírus: com o calendário apertado, o São Paulo iniciou sábado (10), na vitória contra o São Caetano, uma maratona com um jogo a cada dois dias - enfrenta o Red Bull Bragantino hoje (12), o Guarani na quarta (14) e joga o clássico contra o Palmeiras na sexta (16). Sendo assim, cabe ao treinador argentino rodar o elenco e dar oportunidade aos jovens.

Técnico Alex trabalha com a equipe sub-20 do São Paulo no CFA Laudo Natel, em Cotia - Miguel Schincariol/Saopaulofc.net - Miguel Schincariol/Saopaulofc.net
Técnico Alex com a equipe sub-20 do São Paulo no CFA Laudo Natel, em Cotia
Imagem: Miguel Schincariol/Saopaulofc.net

Alex terá a incumbência de indicar jogadores que podem suprir as necessidades de Crespo nas divisões de base. "A ideia é usar o conceito do São Paulo, clube de riqueza de jogadores enormes. Quando a gente fala de fluidez, uma equipe que vem à cabeça é o São Paulo", disse o novo treinador em sua apresentação. "Não vai existir choque ou confronto, quero desenvolver jogadores capacitados para entender tudo o que o Crespo e sua comissão pedirem", explicou.

A dupla manterá contato a fim de discutir possíveis nomes para o elenco principal, sobretudo por causa do excesso de jogos previsto para o Estadual nos próximos dias.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO X RED BULL BRAGANTINO
Motivo
: 7ª rodada do Paulista 2021
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 12 de abril de 2021 (segunda-feira)
Horário: às 20h (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Daniel Paulo Ziolli
VAR: Márcio Henrique de Góis

São Paulo: Tiago Volpi; Arboleda, Bruno Alves e Léo; Igor Vinícius, Rodrigo Nestor, Daniel Alves, Igor Gomes e Reinaldo; Joao Rojas e Pablo. Técnico: Hernán Crespo.

Red Bul Bragantino: Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Fabrício Bruno e Edimar; Raul, Lucas Evangelista e Claudinho; Artur, Cuello e Ytalo. Técnico: Maurício Barbieri.

São Paulo