Topo

Fortaleza e Ceará têm melhor aproveitamento na Copa do Nordeste

Éderson, do Fortaleza, disputa a bola com o atacante Cleber, do Ceará, em partida da Copa do Nordeste - Kely Pereira/AGIF
Éderson, do Fortaleza, disputa a bola com o atacante Cleber, do Ceará, em partida da Copa do Nordeste Imagem: Kely Pereira/AGIF

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

09/04/2021 13h33

Faltando apenas uma rodada para o fim da fase de grupos da Copa do Nordeste, os times cearenses brigam pela liderança no quesito melhor aproveitamento. Já classificados para o mata-mata, Fortaleza e Ceará são as únicas equipes da competição que conquistaram 60% dos pontos nos sete jogos que disputaram até aqui. O Tricolor tem uma campanha de quatro vitórias, duas derrotas e um empate. O rival estadual venceu três vezes, empatou quatro e ainda não sabe o que é perder.

Vice-líder do Grupo A, o alagoano CRB é o terceiro colocado no pódio de aproveitamentos, com 57.1%. O time está empatado com o Vitória, segundo colocado do Grupo B. A diferença entre os dois, entretanto, é que o CRB já garantiu a sua vaga na próxima fase do Nordestão e enfrenta o Altos neste sábado (9) em busca da liderança do grupo, que pertence ao Ceará.

O Vitória, embora com mesmo aproveitamento e campanha igual (três vitórias, três empates e uma derrota), ainda não está classificado antecipadamente para a próxima fase porque o Grupo B está um pouco mais embolado. Dos oito times, apenas Sport e Botafogo-PB não têm mais chance de classificação. Além do Vitória, Altos, CSA, ABC e Salgueiro podem estar na próxima fase.

Tradicionais no Nordeste, Sport e Santa Cruz já estão eliminados e têm o pior aproveitamento.

Cenário é diferente na artilharia

Embora Fortaleza e Ceará sejam os líderes em pontos, é por CSA e Bahia que jogam os artilheiros da competição: Guilherme Dellatorre, do time alagoano, está empatado com Gilberto, do Tricolor baiano, têm cinco gols. Completa o pódio Lucão do Break, atacante do CRB (quatro)

Em números absolutos, é o Bahia quem mais balançou a rede na competição até aqui, com 14 gols marcados. Ceará (11 gols) e CSA (10 gols) fecham o top-3.