Topo

Bahia inova, e Copa NE terá 1ª transmissão em libras do futebol brasileiro

Felipe Oliveira / EC Bahia
Imagem: Felipe Oliveira / EC Bahia

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

01/04/2021 17h32

A partida entre Bahia e Fortaleza pela sétima rodada da Copa do Nordeste terá uma novidade para os telespectadores deficientes auditivos: a primeira transmissão em Libras do futebol brasileiro, realizada pelo clube baiano. O jogo será no próximo sábado (3), na Arena Castelão, no Ceará.

Nas transmissões pelo Facebook, Instagram e Youtube do Bahia, dois intérpretes de Libras vão comentar os principais lances do jogo em tempo real. O torcedor também poderá assistir à partida pelo SBT Nordeste e pelo serviço de streaming Nordeste FC.

"Nosso objetivo é que as pessoas surdas que usam a Língua Brasileira de Sinais possam acessar esse conteúdo pelo celular enquanto assistem ao jogo, na TV ou em algum outro dispositivo e assim ter uma experiência inédita como torcedoras", disse Lênin Franco, gerente de marketing do Bahia, ao UOL Esporte.

Vale ressaltar que estima-se que o Brasil hoje tenha 10 milhões de deficientes auditivos. De 70% a 80% deles se comunicam prioritariamente pela Língua Brasileira de Sinais. No mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 500 milhões de pessoas têm algum grau de surdez.

Atualmente, o Bahia está em segundo lugar no Grupo A do Nordesteão, com 10 pontos somados, um a menos que o líder, CRB. Seu adversário da noite, o Fortaleza lidera o Grupo B, com 11 pontos