Topo

Botafogo

Titular em reformulação, joia do Botafogo soma só 87 minutos com Chamusca

Matheus Nascimento, promessa do Botafogo - Vitor Silva/Botafogo
Matheus Nascimento, promessa do Botafogo Imagem: Vitor Silva/Botafogo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

30/03/2021 04h00

Titular do Botafogo na reta final da última edição do Campeonato Brasileiro, Matheus Nascimento ainda não conseguiu conquistar o espaço esperado neste início de temporada. Em meio à reformulação no elenco, o jovem de 17 anos, considerado uma das grandes joias do Alvinegro, não esteve, até este momento, entre os 11 iniciais e não tem nem sequer uma partida no somatório de minutos.

A utilização do atacante aquém da imaginada tem gerado críticas ao técnico Marcelo Chamusca por parte da torcida. Um ponto que é usado dentre os argumentos é que o titular Matheus Babi, além de apresentar oscilações, tem sido constantemente especulado em diversos clubes, o que pode fazer com que uma venda aconteça em breve.

Além disso, o reserva imediato da posição vem sendo Rafael Navarro, que, inclusive, teve desempenho elogiado recentemente pelo treinador.

Nascimento já vinha sendo utilizado no decorrer de 2020, logo que foi promovido, e se tornou o jogador mais jovem a defender o Botafogo em uma partida oficial. Porém, teve boas atuações e ganhou mais destaque após a concretização do rebaixamento à Série B do Brasileiro, quando o Glorioso deixou de utilizar jogadores que não faziam mais parte dos planos e passou a escalar alguns nomes oriundos da base.

Matheus Nascimento, do Botafogo, em ação no duelo com o Bangu - Vitor Silva/Botafogo - Vitor Silva/Botafogo
Imagem: Vitor Silva/Botafogo

Em 2021, por outro lado, o camisa 9 esteve em campo por apenas 87 minutos, entrando no segundo tempo nos duelos com Boavista, Resende e Bangu, pelo Carioca, e Moto Club, pela Copa do Brasil.

O Alvinegro, por sua vez, trata a situação do jogador com cautela, evitando passos em falso que possam "queimar" a promessa. O diretor de futebol Eduardo Freeland, inclusive, teve passagens pela base do Flamengo e do próprio Glorioso e um dos pontos que motivou a contratação foi, justamente, a questão da transição da base para o elenco principal.

Neste início de trabalho, Chamusca ainda busca o melhor encaixe para o setor ofensivo, mas Matheus Nascimento não parece estar na primeira prateleira das soluções estudadas. O técnico, porém, já enalteceu alguns jovens que estão à disposição no clube.

"Tem alguns jogadores jovens muito interessantes no Botafogo. Eles, inclusive, estão tendo algumas oportunidades. Estou colocando vários jogadores porque faz parte deste momento de reconstrução e de usar a competição como laboratório. É dar aos jovens minutagem e maturidade para a fase mais difícil, que é a Série B", disse o comandante, em participação ao canal da Federação Brasileira de Treinadores de Futebol, antes de fazer elogios individuais e citar Nascimento.

"Outro atleta que chama muita atenção pelo poder de criatividade e por tirar sempre um coelho da cartola é o Matheus Nascimento. Tem bom biotipo, muita força física, ótima finalização, quase ambidestro, consegue fazer jogadas diferentes nos treinos. É um jogador muito promissor para o futuro".

Para o ataque, até aqui, Ronald e Marcinho foram as caras novas que desembarcaram em General Severiano.

Botafogo