Topo

Vasco

Vasco libera Léo Gil para Colo-Colo e vê saída de Pikachu próxima

Volante Léo Gil se desligou do Vasco da Gama nesta quarta-feira e atuará pelo Colo-Colo, do Chile - Thiago Ribeiro/AGIF
Volante Léo Gil se desligou do Vasco da Gama nesta quarta-feira e atuará pelo Colo-Colo, do Chile Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/03/2021 17h50

O Vasco acertou hoje (10) a liberação do volante Léo Gil para o Colo-Colo (CHI). Além disso, está bem próximo de anunciar a saída de Yago Pikachu. O provável destino do polivalente jogador será o Fortaleza.

No caso de Léo Gil, o argentino naturalizado chileno pertence ao Al-Ittihad, da Arábia Saudita, e como a janela de lá ainda está fechada, o Vasco precisou criar um mecanismo onde estendeu o empréstimo do jogador até dezembro e o reemprestou ao "Cacique" pelo mesmo período.

"Agora na hora do almoço eu tratei da rescisão e ele não atua mais pelo Vasco. Está indo ao Colo-Colo (CHI). Deve sair uma extensão do empréstimo dele no BID do CBF, porque na verdade a janela da Arábia está fechada e ele pertence ao Al Ittidad. Então tivemos que criar um mecanismo. Foi toda uma burocracia de sistema de transferência, mas todos os documentos já foram assinados", declarou o diretor-executivo vascaíno, Alexandre Pássaro, em coletiva na Vasco TV.

No caso de Yago Pikachu, o dirigente já trata de todas as pendências para liberar o jogador, que pelo clube se tornou o lateral com mais gols da história e também o jogador com mais partidas disputadas no século 21.

"De fato, tem alguns times procurando. Há sondagens oficiais. Estou falando com os advogados dele. Três clubes fizeram sondagem ao Yago, um clube me procurou e me fez proposta, mas prefiro não dizer qual, apenas se o clube quiser falar. Tem coisas encaminhadas, sim. Devo cuidar dessa situação após a coletiva, inclusive. Recebi uma mensagem do advogado dele agora. Ele é quem mais jogou pelo Vasco no século, merece respeito estando dentro ou fora do projeto. Não se desrespeita um jogador que fez 250 jogos pelo clube", disse Pássaro.

Pássaro fala sobre outras situações

Marcelo Alves

"Não estou aqui para ser aplaudido ou vaiado. Estou aqui para tomar as decisões e fazer o melhor para o Vasco. As pessoas podem concordar ou não, mas as decisões não são tomadas a esmo. Desde que contratamos o Marcelo Cabo, entendemos que temos três zagueiros jovens além do Marcelo Alves. É um ótimo menino, desejo o melhor para ele e espero que um dia ainda trabalhe com ele novamente. Demonstrou muito respeito, dedicação ao Vasco, mas ele só tem 13 jogos na Série A do Campeonato Brasileiro. O Ernando tem 395 jogos entre as Séries A e B.

Fizemos um levantamento do elenco da temporada passada e só sete jogadores, dentro de 33 do nosso grupo, tinham um Campeonato Brasileiro inteiro no currículo. Para mim, esse é um dos motivos pelos quais a gente caiu. Então falamos com ele (Marcelo) que ele não seria tão utilizado. Então, o empresário desejou que fosse melhor sair. Além disso, pagando a opção de compra ao Madureira e o salário do Marcelo, eu trouxe o Ernando e ainda sobrou dinheiro".

Leandro Castan e Fernando Miguel

"Estamos tratando as situações de Leandro Castan e Fernando Miguel. São duas pessoas que respeitam a história do Vasco, sentiram muito o rebaixamento e merecem muito respeito. Estamos tratando com todo cuidado do mundo, falando com os empresários e com eles e vamos direcionar as situações para que se tenha algo bom para eles e para nós. Isso não significa que eles vão sair ou vão ficar. Esses dois casos serão tratados de maneira muito especial. Os dois têm contratos longos até o final de 2022. Vamos precisar de ajustes, vamos fazer todo esforço do mundo para que os desejos dos jogadores sejam atendidos".

Jogadores com férias estendidas

"Nenhum jogador está sendo castigado. Estamos tratando todos os casos dos jogadores que não se reapresentaram. Estamos falando com os empresários. Isso não significa que eles não precisem se reapresentar mais à frente. Vai depender do que o cenário apresentar. Foi uma temporada diferente, isso tem acontecido em outros clubes, que estão dando férias. Dependendo do que acontecer, vamos direcionar as coisas.

Vasco