Topo

Vasco

"Ramonismo", briga por G4... Vasco desandou após derrota para Atlético-MG

Martín Benítez comemora o seu golaço de bicicleta na derrota do Vasco por 4 a 1 para o Atlético-MG - Rafael Ribeiro / Vasco
Martín Benítez comemora o seu golaço de bicicleta na derrota do Vasco por 4 a 1 para o Atlético-MG Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/01/2021 04h00

Um time que ainda brigava pelo G4, vivia a euforia do "Ramonismo" e que iniciou a partida com um golaço de bicicleta marcado por Benítez. Com este cenário, o Vasco encarou o Atlético-MG no primeiro turno no Mineirão (MG). Porém, já no decorrer daquela partida, o Cruzmaltino deu sinais de que aquela não seria sua realidade e, completamente envolvido pela equipe de Jorge Sampaoli, tomou a virada e foi goleado por 4 a 1. Dali em diante, o clube de São Januário viveu uma verdadeira derrocada no Campeonato Brasileiro.

Até aquela partida, válida pela 13ª rodada, o Vasco era o sexto colocado, a somente três pontos do quarto e a seis do líder, que era o próprio Galo. Tudo isso com um jogo a menos.

Porém, veio a acachapante derrota e, em seguida, o Cruzmaltino foi ladeira abaixo. Foram cinco derrotas consecutivas e um jejum total de nove partidas sem vitória, considerando o revés para o Coritiba e o empate com o Red Bull Bragantino nas duas rodadas anteriores ao confronto com o Atlético-MG.

Neste meio tempo, Ramon Menezes foi demitido, o clube apostou no português Ricardo Sá Pinto e o rendimento foi ainda pior, até a chegada de Vanderlei Luxemburgo com a esperança de ser o "salvador da pátria".

Hoje (23), às 21h, em São Januário, novamente o Vasco se vê diante dos mineiros, mas em uma situação totalmente diversa à do primeiro turno. O time está na zona de rebaixamento, na 17ª colocação e com a calculadora na mão, fazendo sua matemática para se livrar da queda.

Benítez retorna ao time

O técnico Vanderlei Luxemburgo aposta no retorno de seu camisa 10, Martín Benítez. O meia foi poupado na derrota para o Red Bull Bragantino para que aprimorasse a forma física após ficar um mês "parado" resolvendo seu futuro contratual.

"Jogamos em casa contra o Coritiba, era um jogo de confronto direto. Ele, mesmo mal preparado, minha ideia era usá-lo 20 minutos. Com a expulsão do Henrique, usei meio tempo. Houve desgaste. Analisando o contexto, esse jogo [contra o Bragantino] seria difícil com ou sem Benítez. Ele ficou no Rio para se preparar para entrar em condição melhor contra o Atlético-MG. Havia o risco de uma lesão. Preferi, conversei e ele entendeu. Achou melhor também. O campeonato não termina hoje. Benítez está guardado e temos oito jogos para decidir a nossa permanência na série A", declarou Luxa após a derrota para o Braga.

VASCO X ATLÉTICO-MG

Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Hora: 21h
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)

Vasco
Fernando Miguel; Léo Mattos, Marcelo Alves, Leandro Castan e Henrique; Bruno Gomes, Léo Gil, Caio Lopes; Pikachu, Benítez e Germán Cano. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Atlético-MG
Everson; Guga, Igor Rabello (Allan), Réver e Junior Alonso; Jair, Guilherme Arana e Hyoran; Savarino, Keno e Eduardo Vargas. Técnico: Jorge Sampaoli

Vasco