Topo

Fluminense

Mesmo fora, Marcão sofre pressão por goleada, e sequência é decisiva no Flu

Resultados ruins após a saída de Odair Hellmann pressionam Marcão no Fluminense - Lucas Mercon/Fluminense FC
Resultados ruins após a saída de Odair Hellmann pressionam Marcão no Fluminense Imagem: Lucas Mercon/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/01/2021 04h00

A goleada por 5 a 0 para o Corinthians mexeu com os bastidores do Fluminense. Mesmo fora por conta da Covid-19, o técnico Marcão está sob pressão, e a sequência de jogos contra equipes da parte de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro será decisiva para o trabalho.

Longe de ser unanimidade interna para o cargo quando Odair Hellmann deixou o clube, o treinador nem sequer participou da semana de treinos entre a virada do Tricolor no Fla-Flu e a noite desastrosa em São Paulo, onde seus comandados sofreram a maior derrota da história do confronto de 88 anos diante do Timão.

Ainda assim, como também recebeu os louros da vitória sobre o arquirrival carioca, o vexame também respingou em seu cargo. Quem esteve à beira do campo e à frente dos treinos foi Ailton, que tomou as decisões pela manutenção da escalação e também das substituições — que não surtiram efeito na derrota do Fluminense na Neo Química Arena.

Ambos, agora, estão na berlinda: resultados adversos contra Sport (C), Coritiba (F), Botafogo (C), Goiás (C) e Bahia (F) podem significar o fim da linha, ou um "rebaixamento" de volta às funções de auxiliares, comandando o sub-23 e participando de atividades com o elenco profissional.

Oficialmente, o discurso da cúpula de futebol do Flu ainda é uníssono, sem cogitar, por ora uma mudança no cargo. Mas com a pressão por resultados e a abertura de uma nova vaga para a próxima Libertadores por meio do Brasileirão com a definição da final continental entre Santos e Palmeiras, uma troca de comando é, sim, uma alternativa que ganha força no clube.

Há, inclusive, quem defenda uma solução da casa: Eduardo Oliveira, técnico do sub-20 e que estreou como auxiliar de Ailton na goleada para o Corinthians, é benquisto no clube e pode receber uma chance em 2021, seja ainda nesta edição do Brasileirão ou até para a próxima temporada. Se os resultados não aparecerem com Marcão, portanto, o Tricolor, ainda que não admita de maneira oficial, pode acabar recorrendo ao mercado da bola por um novo treinador.

Fluminense