Topo

Fluminense

Fechado com Samuel Xavier, Flu observa mercado por centroavante para 2021

Samuel Xavier jogará no Fluminense em 2021; clube observa mercado da bola - Pedro Souza/Agência Galo/Atlético
Samuel Xavier jogará no Fluminense em 2021; clube observa mercado da bola Imagem: Pedro Souza/Agência Galo/Atlético

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/01/2021 04h00

O Fluminense ainda não definiu sua situação no Campeonato Brasileiro, mas já projeta a próxima temporada. Para 2021, o Tricolor já tem um reforço garantido: o lateral-direito Samuel Xavier, hoje no Ceará. Além dele, o Flu também observa o mercado da bola por um centroavante.

Apalavrado desde o ano passado, o defensor de 30 anos é sonho antigo do Tricolor e já esteve na mira em 2018, quando acabou emprestado pelo Sport, detentor dos seus direitos econômicos, ao Atlético-MG. O lateral acertou com o Fluminense por duas temporadas e deve chegar ao clube em março, quando o calendário do futebol brasileiro vira a página para 2021.

A posição é considerada carente nas Laranjeiras já que Fred, por causa da idade, não disputa todas as partidas da temporada. Além disso, seu reserva imediato é Felippe Cardoso, que não ficará no clube ao fim do Brasileirão. O camisa 19, por pouco, não voltou ao Santos, clube ao qual pertence, antes do fim do empréstimo.

Desde a saída de Evanílson o Tricolor monitora as opções disponíveis no mercado para ter mais um centroavante. Após a venda do destaque para o Porto, o Flu chegou a buscar alternativas no mercado sul-americano e sondou o uruguaio Jonathan Álvez, desistindo, posteriormente, de um acordo com o estrangeiro.

Responsável pela avaliação e observação no futebol do clube, Ricardo Correia, chefe do departamento de scout, já tem alguns nomes definidos. Entretanto, isso só será tratado após o fim da temporada 2020, com o encerramento do Brasileirão em fevereiro.

A ideia é um nome mais experiente, pois o Tricolor deve ter John Kennedy no elenco profissional na próxima temporada. O jovem de 18 anos chamou a atenção da comissão técnica e, bem avaliado, pode ter chances já no próximo Campeonato Carioca, onde o elenco principal provavelmente terá folga nas primeiras rodadas.

Artilheiro do sub-23 com cinco gols, Samuel também deve receber minutos no time de cima no início da temporada. A equipe de aspirantes disputa o segundo jogo da semifinal contra o Vila Nova na próxima quinta (14). Após vencer a partida de ida por 2 a 1 — com dois gols do centroavante —, joga pelo empate para decidir o título da competição, que disputa pela primeira vez, contra o vencedor de Ceará e Juventude — o Vozão venceu por 2 a 0, em Caxias do Sul, e está em vantagem.

Fluminense