Topo

Palmeiras

Vai poupar? Palmeiras prepara mudanças no meio-campo contra o Bahia

Kuscevic, Viña, Rony, Willian e Veiga durante treino do Palmeiras - Cesar Greco
Kuscevic, Viña, Rony, Willian e Veiga durante treino do Palmeiras Imagem: Cesar Greco

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

10/12/2020 04h00

O desgaste apresentado pelo Palmeiras no jogo de terça-feira (8), contra o Libertad (PAR), pelas quartas de final da Copa Libertadores, abriu o debate sobre a possibilidade de poupar atletas contra o Bahia. Com dois dias de intervalo entre o jogo pelo Campeonato Brasileiro e o reencontro com os paraguaios, o Verdão já terá de modificar o meio-campo.

Lucas Lima e Zé Rafael precisam cumprir suspensão automática no duelo marcado para sábado (12), no Allianz Parque. Danilo, portanto, é presença quase certa. Isto porque são poucos volantes à disposição: Patrick de Paula e Felipe Melo estão lesionados, e Ramires deixou o clube recentemente.

Emerson Santos tem chance de voltar a atuar como meio-campista. O zagueiro cumpriu esta função, improvisado, contra o Santos e no segundo tempo do duelo com o Libertad. Com ele, Danilo deixa a posição de primeiro volante e joga mais adiantado. Outra solução seria estrear algum dos jogadores da base — Ramon Cesar e Vitinho já foram relacionados no profissional.

O terceiro nome do setor começa a ser um problema. Gustavo Scarpa, Gabriel Menino e Raphael Veiga são atletas que podem completar o meio, mas estão entre os que voltaram recentemente da Covid-19 e são peças importantes para a Libertadores. O clube diagnosticou que os atletas que tiveram a doença vêm sofrendo fisicamente. Seriam, portanto, candidatos a descansar.

Como Emerson deve ser opção como volante, Abel Ferreira tem Kuscevic, Alan Empereur e Renan para zaga, caso decida poupar Luan e Gustavo Gómez. Exceto pelo paraguaio, que já contraiu a Covid há alguns meses, todos os outros defensores foram infectados pelo vírus durante o último surto, no mês passado.

Nas laterais, Mayke e Esteves são os reservas imediatos — Marcos Rocha voltou aos treinos físicos ontem (9), mas precisou de dois dias além do protocolo dos dez dias fora pelo novo coronavírus. O Palmeiras faz testes para clínicos e cardiopulmonares antes de liberar os retornos. Renan, por exemplo, foi diagnosticado na mesma leva de testes e voltou aos trabalhos no domingo (6).

Já no ataque, Rony ficou fora do empate com o Santos por conta de edema na coxa direita. Breno Lopes, Willian e Gabriel Silva são reservas à disposição, se for necessário tirar o camisa 11 e Gabriel Veron. Luiz Adriano, que se machucou no dia 21, prepara-se para voltar na véspera da semifinal da Copa do Brasil, contra o América-MG, no próximo dia 23.

A preparação para o duelo com o Bahia começou ontem, mas os titulares fizeram apenas atividades regenerativas. A comissão técnica de Abel Ferreira — que completa justo no sábado (12) dez dias de isolamento pela Covid -19 — deve ter o grupo todo à disposição a partir de hoje (10).

Palmeiras