Topo

Fluminense

Marcos Felipe respeita Muriel, mas admite inspiração em Berna: 'Lembro bem'

Na disputa por posiçã no Fluminense, Marcos Felipe se inspira em Ricardo Berna - Lucas Mercon/Fluminense FC
Na disputa por posiçã no Fluminense, Marcos Felipe se inspira em Ricardo Berna Imagem: Lucas Mercon/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/12/2020 13h25

O Fluminense pode ter mudança embaixo das traves. Seguro quando testado, Marcos Felipe faz um 2020 superior ao titular Muriel, e terá mais uma chance de mostrar serviço contra o Athletico, no sábado (5), às 19h, no Maracanã. O jovem de 24 anos respeita o "dono da posição", mas admitiu se inspirar em Ricardo Berna, que saiu do banco para ser o goleiro do tricampeonato brasileiro do Tricolor em 2010.

"Me recordo da alegria muito grande que senti pelo time vencer o tricampeonato brasileiro. E eu, que sou goleiro, me lembro bem da oportunidade que o Ricardo Berna teve de se manter no fim do campeonato. Foi muito bem, ficou no gol. Pego isso para a minha vida. Ficar sem jogar é muito difícil. Ele conseguiu manter o alto nível dos goleiros para ajudar o Fluminense a conquistar esse título", declarou.

Apesar da inspiração no ex-goleiro do Flu, único jogador na história a conquistar três títulos nacionais com a camisa do clube, Marcos Felipe pregou respeito à hierarquia.

"Posso dizer que vou estar preparado independente da opção do treinador. Se eu tiver a oportunidade de jogar ou tendo que esperar mais um pouco, estarei preparado. Tenho que respeitar o Muriel, que é o titular. Não me considero titular, respeito a hierarquia, mas estarei preparado independente da escolha do treinador", disse.

A estreia como profissional foi em 2016, mas a primeira sequência aconteceu apenas em 2019, justamente em uma brecha dada por Muriel, que se lesionou e ficou de fora no fim do Brasileirão. Em seis jogos, Marcos Felipe saiu invicto e tomou apenas três gols. Na atual temporada, são mais seis jogos — sempre quando o titular está fora —, com seis gols sofridos e apenas uma derrota. Enquanto isso, o experiente camisa 29, homem de confiança de Odair Hellmann, não faz boa temporada: já tem nove falhas graves em 2020.

O tempo como reserva, por vezes, foi difícil, mas tornou o capixaba de 24 anos mais paciente.

"Conforme o tempo passa, a gente vai ficando mais experiente, o que nos deixa mais tranquilos em campo. Goleiro, como falei, tem que estar sempre muito bem preparado física e mentalmente, porque pode aparecer uma chance, voltar ao banco, receber outra chance depois, tem que estar sempre bem", opinou.

Marcos Felipe fez questão de destacar a ótima relação com Muriel, a quem chamou de irmão, e com o preparador de goleiros André Carvalho, que acompanhou todos os seus passos no Fluminense desde sua chegada, em 2009.

"Ele é mais experiente e isso é bom para mim, ele vai passando tudo o que já vivenciou. Apesar da disputa profissional pela titularidade, isso não cabe a nós dois, é decisão do treinador. A relação é muito boa, um elogia o outro, ajuda o outro, dentro da profissão tem a competição saudável. André é um pai para mim. Me aconselha e cobra quando precisa. Os 15 jogos que eu tenho, ele tem me abraçado, esyado ao meu lado para me corrigir, principalmente, porque sempre temos algo a melhorar, e isso só tem me feito crescer.", afirmou.

Confira todas as respostas da coletiva de Marcos Felipe na FluTV:

Fluminense