Topo

Botafogo

Botafogo demite Ramón Diaz antes do técnico estrear; Barroca assume o time

Eduardo Barroca dá instruções aos jogadores do Botafogo - Vítor Silva/Botafogo
Eduardo Barroca dá instruções aos jogadores do Botafogo Imagem: Vítor Silva/Botafogo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

27/11/2020 10h03

Reviravolta no comando técnico do Botafogo. Recém-contratado, o argentino Ramón Díaz nem sequer terá a oportunidade de assumir o time, e Eduardo Barroca é o novo treinador alvinegro. Ele já inicia o trabalho amanhã (28).

Anunciado no começo do mês, Ramón Díaz se recupera de um procedimento cirúrgico realizado no último dia 14 e, neste período, quem estava à frente da equipe era Emiliano Díaz, filho e auxiliar do treinador. Porém, o problema de saúde do técnico não é tão simples quanto se imaginava e ele precisa de mais tempo para reabilitação. Com o time em crise e lutando contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, a cúpula decidiu por não esperar e foi ao mercado, acertando com Eduardo Barroca.

"O Botafogo de Futebol e Regatas comunica que o técnico Ramón Díaz e toda a sua equipe de auxiliares estão de saída do Clube. Lamentavelmente, em função do quadro de saúde do treinador argentino, que agora tem alta prevista para a partir do dia 7/12, o Clube entende que não pode mais esperar", diz trecho da nota oficial.

Sob o comando de Emiliano, foram três derrotas, para Red Bull Bragantino, Fortaleza e Atlético-MG, agravando ainda mais a situação do Glorioso na competição. Atualmente, o time está na penúltima colocação, com 20 pontos, cinco atrás do Sport, primeiro fora da degola.

Esta será a segunda vez que Barroca treinará a equipe profissional do Botafogo. Ele esteve à frente do time no ano passado, quando substituiu Zé Ricardo. Após um bom início de Brasileiro, sofreu uma queda no segundo turno e acabou demitido, dando vaga a Alberto Valentim.

De lá para cá, Barroca treinou Atlético-GO, Coritiba e Vitória. O treinador tem boa passagem pela base do Alvinegro, quando foi campeão do Brasileiro Sub-20, em 2016, e chamou a atenção no cenário nacional.

Ele chega com a missão de dar respostas positivas a curto prazo para aliviar a pressão pela qual o clube atravessa e o primeiro desafio será o clássico com o Flamengo, no próximo dia 5.

Veja nota do Botafogo:

"O Botafogo de Futebol e Regatas comunica que o técnico Ramón Díaz e toda a sua equipe de auxiliares estão de saída do Clube. Lamentavelmente, em função do quadro de saúde do treinador argentino, que agora tem alta prevista para a partir do dia 7/12, o Clube entende que não pode mais esperar.

O Botafogo confia no pleno restabelecimento da saúde de Ramón Díaz, agradecendo a ele e seus auxiliares Emiliano Díaz, Osmar Ferreyra, Jorge Pidal, Damián Paz e Juan Nicolás Rommannazi pelo período em que estiveram no Clube.

O Departamento de Futebol Profissional informa que Eduardo Barroca é o novo técnico da equipe. O profissional retorna ao Botafogo após passagem na equipe principal, em 2019, e um trabalho reconhecido por conquistas importantes nas categorias de base. Barroca chega acompanhado por Felipe Lucena (auxiliar técnico) e Anderson Nunes (preparador físico). O novo comandante inicia as atividades neste sábado.

Botafogo de Futebol e Regatas"

Botafogo