Topo

Atlético-MG

Como Sampaoli, fora do estádio e sem TV, vai assistir ao jogo do Atlético

Sampaoli ficará longe dos jogos do Galo por até 14 dias por causa da infecção da Covid-19 - Mineirão/Divulgação
Sampaoli ficará longe dos jogos do Galo por até 14 dias por causa da infecção da Covid-19 Imagem: Mineirão/Divulgação

Guilherme Piu, Eder Traskini e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte, Santos e São Paulo

18/11/2020 04h00

Agitado, treinador que gesticula muito na beirada do campo e cobra de seus atletas o máximo empenho nas partidas. Essa breve descrição resume bem o atual técnico do Atlético-MG, o argentino Jorge Sampaoli, que desde o ano passado "desfila" toda sua forte personalidade Brasil afora. Mas, entre sete e 14 dias, todas essas conhecidas características do intenso comandante ficarão distantes dos estádios brasileiros.

Diagnosticado com Covid-19, o comandante do Galo terá que cumprir o protocolo de saúde com distanciamento social. Tudo isso longe de uma das coisas que ele mais gosta de fazer: trabalhar.

Workaholic viciado em trabalho —, Sampaoli terá que se acostumar a uma realidade diferente longe do dia a dia na Cidade do Galo. É que o treinador deve ficar fora da área técnica nos próximos três compromissos do Atlético-MG: Athletico-PR, hoje (18), às 19h, no Mineirão, em jogo atrasado pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, Ceará (domingo, no Castelão, pela 22ª rodada); e Botafogo (dia 25, no Mineirão, pela rodada 23).

Já na primeira ausência um dilema. O confronto entre Atlético-MG e Athletico-PR tem uma particularidade: a partida não será exibida pela TV, uma vez que os clubes possuem acordos de transmissão televisiva com empresas diferentes, e isso impede o televisionamento.

Então, a grande pergunta: Como Sampaoli fará para acompanhar o jogo?

Mais certo é que o treinador receba no dia seguinte o vídeo da partida gravado pelo departamento de análise de desempenho atleticano. Todos os jogos são gravados de um ponto específico do estádio para que haja um estudo do que deu certo e o que saiu errado dentro da estratégia traçada no pré-jogo.

Segundo apurou o UOL Esporte, nem mesmo a diretoria atleticana tinha, até 15h de ontem, uma resposta firme sobre o treinador acompanhar de alguma forma ou não o confronto.

Uma fonte próxima ao treinador chegou a dizer que "seria dado um jeito" para que o técnico tivesse acesso ao jogo. Mas não disse que "jeito" seria esse. A mesma pessoa ainda brincou: "imagina esse louco enclausurado", citando a quarentena para o agitado Sampaoli.

Sampaoli tem boas opções para acompanhar ao jogo no conforto de sua casa. Uma dessas é o Placar UOL, que transmite em tempo real todos os lances do confronto entre Atlético-MG e Athletico-PR.

E o velho e bom "radinho", sintonizado em alguma rádio da preferência do treinador. Que pode ter, claro, pela diferença de idiomas, certa dificuldade para compreender o que estará passando no gramado do Mineirão.

A diretoria do Galo, por causa da ausência de Sampaoli no banco de reservas, ainda definirá quem será o substituto do treinador enquanto ele não puder retomar às atividades. Toda a sua comissão técnica também foi diagnosticada com coronavírus.

FICHA TÉCNICA:

ATLÉTICO-MG x ATHLETICO-PR

Motivo: Jogo atrasado da 6ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 18/11/2020 (quarta-feira)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Horário: 19h (de Brasília).
Árbitro: Dyorgines Jose Padovani de Andrade (ES)
Auxiliares: Fabiano da Silva Ramires e Katiuscia Berger Mendonça (ES)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)

ATLÉTICO-MG: Everson; Guga, Réver, Igor Rabello e Guilherme Arana; Allan, Jair e Matías Zaracho (Nathan); Vargas, Keno e Eduardo Sasha. Técnico: a definir

ATHLETICO-PR: Santos; Erick, Thiago Heleno, Pedro Henrique e Abner; Wellington, Christian e Léo Cittadini; Nikão, Carlos Eduardo e Renato Kayzer. Técnico: Paulo Autuori.

Atlético-MG