Topo

Atlético-MG

Sampaoli vira 51º desfalque no Brasileiro por Covid e preocupa Atlético-MG

Sampaoli e toda sua comissão técnica testaram positivo para a Covid-19 - Brun
Sampaoli e toda sua comissão técnica testaram positivo para a Covid-19 Imagem: Brun

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

17/11/2020 04h00

O surto de Covid-19 que atingiu o futebol nacional preocupa dirigentes, atletas e demais profissionais do esporte. Contando jogadores e treinadores, os infectados já passam de 50, estatística apurada somente nos últimos dias, sendo o Atlético-MG o novo clube a registrar quase uma dezena de casos — entre jogadores, membro de comissão técnica e diretoria.

No Galo, dentre os testes que deram positivo, estão o técnico Jorge Sampaoli e o zagueiro Gabriel. Além deles, estão o meia-atacante Alan Franco, que apresentou o vírus em teste realizado na seleção do Equador, e o jovem Sávio, de apenas 16 anos, diagnosticado na seleção sub-17.

O caso do equatoriano Alan Franco, por exemplo, evolve até uma questão diplomática. É que o jogador só poderá deixar seu país natal após haver garantia de que ele não está mais infectado. O atleta terá que realizar novos testes nos próximos dias.

O meia viajou na semana passada para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, no Qatar. A previsão é que ele só retorne à Cidade do Galo perto do dia 27.

Surto no Galo

Na noite de ontem (16) o departamento de comunicação do Atlético-MG divulgou uma lista de nove nomes de pessoas diagnosticadas com a doença. Sampaoli e Gabriel estão no grupo que também conta com todos os membros da comissão técnica e até dirigentes.

O clube não especificou caso a caso, mas disse que os citados ou estão assintomáticos ou com sintomas leves da doença.

O surto no Alvinegro, por ter atingido todos os membros da comissão técnica, gera um grande problema para o departamento de futebol. Será preciso escolher um profissional para dirigir o Atlético-MG na partida contra o Athletico-PR, amanhã (18), no Mineirão, às 19h, em jogo atrasado da sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

As principais possibilidades são o assessor da equipe de transição (time sub-23), Carlos Desio — homem de confiança de Sampaoli —, ou o treinador Leandro Zago. Ou até mesmo o técnico do time sub-20 Marcos Valadares.

Nos últimos dias, Santos e Palmeiras também apresentaram números expressivos de testes positivos da Covid-19 e geram alerta no futebol brasileiro. O técnico do Peixe, Cuca, precisou de atendimento em unidade semi-intensiva em um hospital na capital paulista.

Veja os últimos casos positivos de Covid-19 no Brasileirão:*

Santos - 12
Cuca; Alex, Alison, Ângelo, Diego Pituca, João Paulo, Jobson, Jean Mota, Lucas Veríssimo, Madson, Sandry e Vladimir.

Coritiba - 10
Rodrigo Santana; Matheus Bueno, Matheus Galdezani, Muralha, Nathan, Nathan Silva, Patrick Vieira, Ricardo Oliveira e dois não divulgados.

Palmeiras - 8
Alan Empereur, Luan, Gabriel Menino, Danilo, Rony, Gabriel Silva, Matías Viña e Veron.

Vasco - 4
Carlinhos, Leandro Castán, Miranda e Ribamar.

Atlético-MG - 4
Sampaoli, Gabriel, Alan Franco e Sávio;

Ceará, Corinthians, Internacional, Fluminense e Fortaleza - 2
Eduardo Brock e Vina; Jô e Mateus Vital; Nonato e Patrick; Fernando Pacheco e Yago; Osvaldo e Yuri César.

Botafogo, São Paulo e Sport - 1
Walery; Tchê, Tchê e Rafael Thyere.

*Os números apresentados se referem aos desfalques dos jogos do último sábado, segunda-feira e desta quarta-feira. Alguns atletas ainda serão testados (como é o caso de Scarpa, do Palmeiras, por exemplo), e outros já se recuperam, como Tchê Tchê, do São Paulo

Atlético-MG