Topo

Fluminense

Fluminense vê 'ótima resposta' no elenco e deve evitar o mercado por ora

Lucca também deve ser utilizado como centroavante no Fluminense, que adota cautela no mercado da bola - Lucas Merçon/Fluminense FC
Lucca também deve ser utilizado como centroavante no Fluminense, que adota cautela no mercado da bola Imagem: Lucas Merçon/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/10/2020 04h00

O sexto lugar no Campeonato Brasileiro deu tranquilidade ao Fluminense. Por isso, em avaliação interna, o clube considera que, por ora, observará o mercado da bola com maior cautela. Antes buscando um centroavante, o Tricolor, a princípio, não trará novos reforços.

Tudo, claro, pode mudar a partir da observação de oportunidades no mercado. A análise é de que Lucca, única contratação da janela, é versátil e pode atuar também como centroavante, retirando a necessidade de mais uma contratação para a posição considerada a mais carente do elenco após a saída do titular Evanílson, que teve os direitos econômicos vendidos ao Porto.

A ascensão do jovem Luiz Henrique, o 'renascimento' de Felippe Cardoso e o fico de Marcos Paulo — que o Flu esperava negociar na janela de transferências — fizeram a cúpula de futebol acreditar que há uma boa quantidade de opções para o setor. Também por isso, por exemplo, o camisa 7, último reforço contratado, nem sequer estreou ainda.

"O Lucca vai ter a oportunidade dele, como todos os jogadores. Nós temos muitos jogadores na função e não consigo colocar todos ao mesmo tempo no mesmo jogo. Em algum momento vai entrar algum jogador com alguma característica, em outro momento vai entrar outro jogador com outra característica. O Lucca vai ter oportunidade também ao longo do campeonato", disse Odair Hellmann após o empate com o Ceará.

Com Fred como titular e outras alternativas para a opção, a ideia é utilizar o elenco e mais jovens jogadores, que "deram uma resposta positiva" principalmente na competição onde hoje o Fluminense, com 26 pontos, está na zona de classificação para a Libertadores. A difícil situação financeira também contribui para que o Tricolor seja mais cauteloso e busque situações pontuais.

"Característica eu tenho de não fazer comentários sobre contratação, o que necessita, o que não. Isso interfere no mercado. Confio no grupo que tenho. Trabalho para que formamos uma equipe coletivamente forte para o individual sobressair. Essas conversas fazemos internamente, fazendo avaliações. O Fluminense está sempre aberto a possibilidades de mercado, mas o mercado não é tão simples. Temos um elenco numeroso, é preciso ser cirúrgico", indicou Odair.

O Flu chegou a negociar com Jonathan Álvez, do Barcelona (EQU), e outros centroavantes que foram oferecidos, mas não fechou nenhum acordo pelos altos valores salariais envolvidos — apesar do custo zero para a contratação.

Meta e lateral direita terão soluções internas

Na lateral direita, outra posição considerada carente, o mercado retraído atrapalha. O Flu buscou nomes com perfil mais experiente para brigar com os jovens Calegari e Dani Bolt, além de Igor Julião. Mas sem muitas opções, já havia se voltado para o elenco, que, também na avaliação da comissão técnica, possui boas opções.

Com Muriel também falhando bastante, a meta passou a ser vista com outros olhos. Mas na posição, a ideia é trabalhar melhor os jovens. A contratação para o setor deve ser a do jovem Pedro Rangel, que vem se destacando pelo sub-20. O goleiro pertence ao Itapirense-SP e está emprestado até o final do ano. O Fluminense deseja contratá-lo em definitivo e já abriu negociações por um acordo com o time do interior paulista.

Assim, além do atual titular, que tem a confiança de Odair, o Flu deve ter os jovens Marcos Felipe, João Lopes, do sub-23 — também muito bem avaliado internamente — e Pedro Rangel para 2021, além de outras opções das divisões de base. Uma contratação não está descartada, mas será difícil.

Fluminense