Topo

Barcelona

Barcelona já prepara 'limpa' após levar 8 a 2 do Bayern. Quem deve sair?

Gerard Piqué na derrota histórica do Barcelona para o Bayern de Munique  por 8 a 2 na Liga dos Campeões - REUTERS/Rafael Marchante
Gerard Piqué na derrota histórica do Barcelona para o Bayern de Munique por 8 a 2 na Liga dos Campeões Imagem: REUTERS/Rafael Marchante

Do UOL, em São Paulo

15/08/2020 00h00

Após sofrer uma goleada histórica por 8 a 2 contra o Bayern de Munique, pelas quartas de final da Liga dos Campeões, o Barcelona deve ter mudanças radicais tanto na parte administrativa, quanto dentro de campo.

A temporada 2019/20 é a pior em 11 anos do clube, já que a última vez que o time de Lionel Messi ficou sem conquistar nenhum título foi na temporada 2007/08, quando ainda tinha em seu plantel jogadores como Ronaldinho Gaúcho e Deco e era dirigido pelo técnico holandês Frank Rijkaard.

Muitos jornais espanhóis afirmam que essa derrota da equipe azul e grená representa fim de um ciclo no clube. Nomes que fizeram parte das últimas conquistas do clube devem deixar o Barça.

Quem são os nomes que podem estar com os dias contados na equipe catalã?

Quique Sétien

quique setien - ALBERT GEA - ALBERT GEA
Imagem: ALBERT GEA

O técnico espanhol, que assumiu o lugar de Ernesto Valverde em janeiro deste ano, é apontado como o primeiro nome que deve deixar o clube nos próximos dias. Apesar de curta, sua passagem pelo Barcelona teve problemas de relacionamento com os atletas, além da perda do título do Campeonato Espanhol para o rival Real Madrid —o time de Messi liderou a competição por muito tempo e viu nas rodadas finais o troféu escapar.

Eric Abidal

abidal - Soccrates Images/Getty Images - Soccrates Images/Getty Images
Imagem: Soccrates Images/Getty Images

Atualmente, o ex-jogador francês, que já levantou muitas taças pelo time, é o secretário técnico do clube. Um diretor de futebol. Porém, após a temporada decepcionante do Barcelona, Abidal é um dos nomes que deve ser demitido pelo presidente Josep Maria Bartomeu.

Óscar Grau

O diretor executivo do Barcelona também é um dos nomes que é alvo de Bartomeu. A justificativa seria a mesma de Abidal: os respingos de uma temporada muito aquém do esperado.

Josep Maria Bartomeu

bartomeu - Albert Gea/Reuters - Albert Gea/Reuters
Imagem: Albert Gea/Reuters

O presidente do clube também é alvo de muitas críticas da cúpula de futebol do Barcelona. Um dos candidatos na próxima eleição à presidência do clube, Víctor Font pediu que o adiantamento da eleição e a imediata renúncia do dirigente.

Nélson Semedo

Semedo - Quality Sport Images/Getty Images - Quality Sport Images/Getty Images
Imagem: Quality Sport Images/Getty Images

O lateral português foi o pior jogador do Barcelona na goleada histórica diante do Bayern. A imprensa italiana falou sobre uma possível troca envolvendo o defensor e o volante Arturo Vidal pelo atacante argentino Lautaro Martínez, atualmente na Inter de Milão.

Antonie Griezmann

Griezmann Barcelona - Quality Sport Images/Getty Images - Quality Sport Images/Getty Images
Antoine Griezmann entrou somente nos acréscimos diante do Atlético de Madri
Imagem: Quality Sport Images/Getty Images

O atacante chegou ao clube catalão em julho de 2019, junto ao Atlético de Madri, por um valor de 120 milhões de euros (cerca de R$ 770 milhões na cotação atual). No entanto, não conseguiu se firmar na equipe e repetir as atuações que o consagraram no time colchonero ou na seleção francesa. Ele começou no banco contra o Bayern, e deve deixar o clube.

Ivan Rakitic

Rakitic disputa bola com Battaglia no jogo entre Barcelona e Sporting - Josep Lago/AFP - Josep Lago/AFP
Imagem: Josep Lago/AFP

O meio-campista croata é outro atleta que não deve ficar na reformulação do Barcelona. Nesta temporada ele já não foi uma unanimidade no clube e de acordo com a imprensa espanhola, não teria a saída dificultada.

Samuel Umtiti

Umtiti - Quality Sport Images/Getty Images - Quality Sport Images/Getty Images
Imagem: Quality Sport Images/Getty Images

O zagueiro francês não esteve com o elenco na partida da Liga dos Campeões, pois testou positivo para coronavírus. O jogador conviveu com diversas lesões desde que chegou ao clube e também é outro jogador que não deve permanecer em Barcelona. Ainda tem bom valor de mercado e poderia ser envolvido em trocas.

Gerard Piqué

Piqué empata o jogo - REUTERS/Albert Gea  - REUTERS/Albert Gea
Imagem: REUTERS/Albert Gea

O zagueiro espanhol é um dos símbolos do ciclo vitorioso do Barcelona. Embora seu nome na imprensa da Espanha não seja ligado a saída do clube, após a derrota histórica contra o Bayern ele se colocou à disposição para deixar o clube.

"Ninguém é indispensável, se tiver que sair, se tiver que mudar, sou o primeiro a deixar o clube, porque acredito que agora estamos no fundo", afirmou Piqué.

E o Messi?

Lionel Messi - Albert Gea - Albert Gea
Lionel Messi posa para fotos com troféus Bola de Ouro
Imagem: Albert Gea

O camisa 10 da seleção argentina e do Barcelona ainda não renovou seu contrato com a equipe espanhola —seu vínculo se encerra em junho de 2021. De acordo com o jornal espanhol Cope, Messi teria afirmado ao clube que se não houver 'mudanças drásticas' no clube, ele não permanecerá no elenco.

A imprensa italiana afirma que o atacante comprou uma casa em Milão e poderia estar de malas prontas para a Internazionale. A acachapante eliminação em Lisboa só vai aumentar as especulações em torno do craque, isso é certo.

Barcelona