Topo

OPINIÃO

Mauro Cezar: "Flamengo não está com pressa para substituir Jorge Jesus"

Do UOL, em São Paulo

20/07/2020 17h16

Com a saída de Jorge Jesus para o Benfica, o Flamengo passa a procurar um novo técnico e adota um discurso de que não pretende acelerar a escolha sob o risco de fazer uma aposta errada e precisar de uma nova mudança em meio à temporada. Ao mesmo tempo, o surgem nomes que se encaixariam na proposta do Rubro-negro para manter a forma de jogar que o time desenvolveu com o treinador português.

No podcast Posse de Bola #42, Mauro Cezar Pereira explica a paciência na escolha, o que deixará o novo treinador com pouco tempo de preparação, como ocorreu com Jorge Jesus, e o que pesa a favor e contra os nomes citados, como o português Carlos Carvalhal e o espanhol Miguel Ángel Ramírez.

"O entendimento é que há tempo para contratar um técnico, ele vai ter, que tenha uma semana para trabalhar e começar a jogar. A diferença fundamental é que o time hoje está montado, o time há um ano estava desmontado, então o Jorge Jesus teve que começar do zero praticamente a arrumar a casa. O camarada que chegar lá hoje, se ele já conhece o time, mais fácil, se ele não conhecer, tem tempo de assistir quantos vídeos ele quiser, colocar em prática ali um trabalho de manutenção do que já está estabelecido", explica Mauro Cezar.

"O Flamengo não está com pressa de resolver, o Marcos Braz falou numa das entrevistas que ele deu essa semana, que ele prefere com calma escolher o técnico certo do que correndo escolher o técnico errado. Escolhe na pressa, daqui a pouco não dá certo e aí no meio do campeonato como é que faz? Troca? Então prefere usar o tempo de maneira adequada e acho que isso é muito importante porque é preciso conversar", completa o jornalista.

Dirigentes devem viajar à Europa na quinta-feira

Segundo Mauro Cezar, a ideia do Flamengo é manter o mesmo perfil de jogo, os dirigentes do clube devem embarcar para a Europa, se mantida a previsão, na quinta-feira e será uma surpresa no caso de o clube definir um substituto em menos de uma semana.

"Eles devem viajar na quinta-feira, devem, o avião ainda não está prestes a decolar, não, vamos com calma, mas o voo que eles devem embarcar, deve ser na quinta-feira, depende de eles montarem uma agenda para conversar com alguns treinadores na Europa. Em Portugal, e eventualmente em outros países, para tentar voltar com um acordo com alguém, então imagino que talvez na semana que vem a gente tenha uma novidade ou no final da semana, antes disso vai ser até um negócio surpreendente", explica.

Sobre dois nomes que foram citados, Mauro Cezar afirma que o do espanhol Miguel Angel Ramirez, do Independiente Del Valle agrada, embora pese contra ele a falta de experiência, enquanto Carlos Carvalhal é elogiado, mas também visto como vaidoso.

"Miguel Angel Ramirez, técnico do Independiente de Del Valle, é um nome que foi bem comentado, mas contra ele pesa a falta de experiência, o único time que ele treinou profissional foi esse time equatoriano, e o que pesa a favor é a característica de jogo, há um entendimento de que a própria vitória do Flamengo na Recopa Sul-Americana no Rio, o jogo foi mais difícil do que mostra o placar, poderia ter sido até pior para o Flamengo, então o trabalho dele deixou ótima impressão", diz Mauro.

"Tem o Carlos Carvalhal, que é outro nome que é comentado, está no Rio Ave, esse técnico português negociou com o Red Bull no começo do ano, mas acabou não tendo acordo. E ele já estava, inclusive, no Rio Ave na época, o time está brigando por vaga na Liga Europa, é uma boa campanha, tem uma característica mais próxima do Jesus, muita gente fala que ele é muito vaidoso, mas o Jesus também é, se for com relação à vaidade dia do técnico, o clube está adaptado", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.