Topo

Governo do RS e FGF anunciam volta do Gauchão em 23 de julho

Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
Imagem: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

09/07/2020 18h27

O Governo do Rio Grande do Sul e a FGF (Federação Gaúcha de Futebol) anunciaram hoje a data de volta do Campeonato Gaúcho. As partidas serão disputadas a partir de 23 de julho (quinta-feira), com portões fechados.

A coluna De Primeira já havia mostrado que havia otimismo crescente nos bastidores pela flexibilização estadual, que desde maio mantinha restrições e adiava avaliação sobre o futebol.

O Gauchão volta com rodada cheia de clássicos, incluindo Gre-Nal no estádio Beira-Rio.

O UOL Esporte revelou que a FGF deve bancar parte dos custos de hospedagem dos clubes, para atender item fundamental no protocolo sanitário apresentado às autoridades públicas.

A primeira projeção oficial de volta do estadual no Rio Grande do Sul era 19 de julho, mas foi descartada pelo Comitê de Crise criado no Palácio Piratini. Nas últimas semanas, houve pressão de Grêmio, Inter e FGF pela flexibilização de treinos com bola e com contato. E conclusão do campeonato. A dupla Gre-Nal realiza treinamentos físicos desde o início de maio, amparada por decreto municipal do final de abril.

O Campeonato Gaúcho está suspenso desde 16 de março e tem três rodadas da fase de classificação do returno em aberto. Depois, disputa de semifinal e final do segundo turno. Se o Caxias não vencer a atual etapa, haverá decisão.

Confira quarta rodada do segundo turno do Gauchão

Juventude x Caxias
Internacional x Grêmio
Pelotas x Brasil de Pelotas
Ypiranga-RS x Esportivo
São Luiz-RS x São José-POA
Novo Hamburgo x Aimoré