Topo

Governador do RS cita reunião para assistir jogos e adia volta do futebol

 Agência Brasil
Imagem: Agência Brasil

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

29/06/2020 17h58

Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, afirmou hoje que a volta do futebol continua sem ser prioridade no território gaúcho. O político citou aglomeração de torcedor para assistir aos jogos como um dos argumentos contra a liberação para conclusão do Gauchão.

O UOL Esporte mostrou que o Governo do RS deve sugerir retomada do Campeonato Gaúcho para agosto. A posição ainda não é oficial e foi montada antes de a CBF projetar início do Brasileirão para o mesmo período.

"O retorno do futebol, neste momento, não é prioridade. Por mais que sejam jogos com portões fechados, (isto) provocará algum tipo de aglomeração em turmas e amigos que se reúnem para assistir. Vamos precisar ganhar mais tempo para a volta do futebol", disse Leite em transmissão pela internet.

Na sexta-feira, o Palácio Piratini anunciou que nove regiões estavam com risco alto para Covid-19. Hoje, a administração baixou para seis localidades a lista da bandeira vermelha - que restringe mais setores da economia.

"Estamos analisando dados e informações do pedido da FGF e por enquanto o que está permitido é preparação física, como numa academia e clubes esportivos também, sem contato. Estamos passando por momento mais sensível, delicado. É possível nessa semana que a gente tenha uma resolução para definir se há possibilidade de retorno e conclusão do campeonato. E isso implica análise sobre contato físico nos treinos, naturalmente. Mas estamos analisando a situação mais delicada do estado, com bandeiras vermelhas e reincidência em bandeiras vermelhas", declarou Eduardo Leite, governador gaúcho.

O Campeonato Gaúcho foi suspenso em 16 de março e tem mais três rodadas da fase de classificação do segundo turno em aberto. Depois, oito times avançam para mata-mata do returno e pode ter grande final com o Caxias — ganhador da primeira etapa do estadual.