Topo

Como emissoras planejam as transmissões na volta do Campeonato Gaúcho

Jeremias Wernek/UOL
Imagem: Jeremias Wernek/UOL

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

19/06/2020 04h00

O protocolo de retorno do Campeonato Gaúcho tem projeção para imprensa. Em acordo com a detentora dos direitos de transmissão, a FGF (Federação Gaúcha de Futebol) assegura que todas as partidas serão televisionadas. A garantia permite que emissoras de rádio e demais veículos de comunicação acompanhem o desenrolar do Gauchão de forma remota.

No Rio de Janeiro, por exemplo, algumas partidas não terão transmissão e acesso limitados de jornalistas — mediante teste para o novo coronavírus.

A sugestão atual no Rio Grande do Sul é que apenas um repórter fique em campo. O profissional da RBS TV, detentora dos direitos, pode até mesmo ser apenas um cinegrafista — chamado de repórter cinematográfico em termos técnicos.

As quatro rádios que acompanham o dia a dia dos clubes, emissoras rádioweb, jornais, sites e outros veículos não terão acesso ao estádio. Todos serão abastecidos pelas transmissões na afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul. O projeto é que a RBS use canal aberto, Premiere e até o Globoesporte.com para atender a demanda das três rodadas finais da fase de classificação do segundo turno — cada rodada tem seis partidas e a última com jogos simultâneos.

D'Alessandro concede entrevista coletiva de forma remota durante pandemia do novo coronavírus - Ricardo Duarte/SC Inter - Ricardo Duarte/SC Inter
Entrevistas coletivas serão feitas remotamente, mas clubes e entidades ainda estudam detalhes
Imagem: Ricardo Duarte/SC Inter

Narrador, comentarista e analista de arbitragem da RBS TV também farão transmissão offtube. A partir de imagens geradas do estádio, sem presença física no local da partida.

Depois dos jogos, FGF, clubes e associações ligadas à mídia estudam método para fazer as entrevistas coletivas. Uma alternativa estudada é recorrer aos programas de videoconferência para pergunta de repórteres aos treinadores.

O protocolo apresentado ao Comitê de Crise do governo do Rio Grande do Sul tem mapa de posicionamento em relação ao gramado. Na relação estão repórteres fotográficos, médicos, jogadores reservas, treinadores, preparadores físicos, massagistas ou fisiologistas, delegado da partida, quarto árbitro, engenheiro de TV e repórter ao vivo, controle de dopagem, gandulas, maqueiros e seguranças.

O número total de funcionários pode variar e ser atualizado, se houver pedido das autoridades.

O Gauchão 2020 ainda tem 21 jogos a serem disputados. O número total de partidas pode chegar a 23, se houver finalíssima entre vencedores dos turnos. Caso o Caxias vença o returno também, fica com o título antecipadamente.