Topo

Presidente do Grêmio defende Caxias campeão, se Gauchão não for retomado

Divulgação/Grêmio
Imagem: Divulgação/Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

02/07/2020 15h57

Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio, afirmou hoje que defende a nomeação do Caxias como campeão gaúcho de 2020. A declaração do dirigente foi dada ao falar sobre projeção de retorno do Campeonato Gaúcho — paralisado desde 16 de março e que teve o time da Serra vencedor do primeiro turno. O UOL Esporte mostrou que a dupla Gre-Nal abriu nova fase de pressão para volta do futebol no Rio Grande do Sul.

O dirigente gremista ainda afirmou que torcer pelo retorno do estadual, usou até a expressão 'confiante', mas a maior parte da resposta sobre o tema foi no sentido oposto.

"Torcemos que sim. Confiantes de que possa acontecer. Mas já temo que as datas conflitem com o início do Brasileiro. Como tem sete datas para cumprir, a coincidência de datas poderá ser um fator complicador. Se por acaso não tivemos condições sanitária no RS de avançarmos, no sentido dos treinos e jogos, creio que talvez seja melhor declararmos o Caxias campeão", disse Bolzan em entrevista ao canal do Grêmio no YouTube.

A projeção mais recente para volta do Gauchão aponta retomada dos jogos em 19 de julho. O Governo do Rio Grande do Sul ainda não respondeu oficialmente sobre a sugestão, mas diariamente tem afirmado que é contra a retomada das partidas. E também sustenta veto aos treinos com bola e com contato físico entre jogadores. A determinação é a razão pela qual o Grêmio já definiu que vai realizar treinamentos em Santa Catarina.

"É uma questão eminentemente técnica, um passo à frente rumo ao cronograma que estabelece início do Campeonato Brasileiro em 9 de agosto", comentou Romildo.

O Internacional também passou a cogitar período fora do Rio Grande do Sul. No Beira-Rio, no entanto, a determinação é aguardar pela próxima atualização do sistema de distanciamento controlado e restrições estaduais. Mantida impossibilidade de treinos com contato, a viagem à Santa Catarina é uma enorme possibilidade.