Topo

OPINIÃO

Blogueiros: Testes de Corinthians e Palmeiras preocupam retomada do futebol

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians
Imagem: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Do UOL, em Santos (SP)

22/06/2020 14h23

Resumo da notícia

  • Resultados dos testes de covid-19 feitos por Palmeiras e Corinthians preocupam?
  • Juca Kfouri: "Preocupa a constatação da subnotificação dos casos no país"
  • Renato Prado: "Não é hora de voltar o futebol, no meio de uma pandemia"
  • Andrei Kampff: "É a manifestação do óbvio. A volta ainda está distante"

Corinthians e Palmeiras anunciaram recentemente os resultados dos testes de coronavírus feitos no elenco. Enquanto os exames do clube alviverde apontaram que quatro atletas já tiveram contato com o vírus, a situação no Alvinegro se mostrou mais preocupante: 21 jogadores testaram positivo para covid-19, sendo que 13 estão recuperados e oito foram afastados.

Diante deste atual panorama, convocamos os blogueiros do UOL Esporte a responderem a seguinte pergunta: os resultados dos testes destes dois clubes preocupam para a retomada do futebol? Veja o que eles disseram:

ANDRÉ ROCHA

Não deviam preocupar, mas sim funcionar como mais um indicativo de que não é hora ainda do futebol voltar.

Leia o blog do André Rocha.

ANDREI KAMPFF

É a manifestação do óbvio. A volta ainda está distante.

Leia o blog Lei em Campo.

JUCA KFOURI

Mais do que preocupar em relação à volta do futebol, preocupa a constatação da subnotificação dos casos no país que faz poucos testes. A realidade parece ser ainda pior do que já sabemos. Pensar em futebol segue sendo um despautério no Brasil da necropolítica.

Leia o blog do Juca.

MARCEL RIZZO

Preocupa. O futebol brasileiro deveria ter seguido os passos do europeu e só retomado com a queda dos índices de casos e mortos, mas acabou seguindo os passos de vários estados que estão abrindo a economia no pico da pandemia por aqui, algo que não tem explicação. Os protocolos terão quer ser bem alinhados se os clubes não quiserem uma contaminação em massa dentro de suas instalações.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MENON

Sim, é a comprovação de que as coisas não estão bem. E um indício de que os dados oficiais não dão confiáveis, pois não há testes em massa.

Leia o blog do Menon.

MILTON NEVES

Claro que sim, se eles fisicamente perfeitos e jovens são acometidos pela praga do mundo, o que será de nós idosos sedentários?

Leia o blog do Milton Neves.

PERRONE

Preocupam muito. Confirmam que retomar os campeonatos agora é colocar em risco a saúde de muita gente. Principalmente dos jogadores, que estarão em contato físico uns com os outros.

Leia o blog do Perrone.

RENATO MAURÍCIO PRADO

O que os testes dos jogadores de Corinthians e Palmeiras demonstram é o que qualquer um com um mínimo de conhecimento de medicina já sabia. Não é hora de voltar o futebol, no meio de uma pandemia, com recordes de mortes e novos casos se sucedendo dia após dia. Os europeus estão voltando três semanas após quedas significativas dos índices de lá. O Brasil quer voltar no pico! Absurdo total.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.

RODRIGO MATTOS

Os testes positivos de Corinthians e Palmeiras são similares aos que ocorreram nos times do Rio nos primeiros exames. Ambos são reflexos de que a epidemia em São Paulo e no Rio estão longe de estar controladas e por isso que era cedo para voltar o futebol. O Brasileiro terá um desafio bem maior pela frente do que o Carioca para ser realizado pelas viagens nacionais. Os Estaduais servirão de cobaia.

Leia o blog do Rodrigo Mattos.