Topo

"Primeiro da América do Sul": como imprensa mundial destacou jogo do Fla

Do UOL, em São Paulo

19/06/2020 04h00

A vitória do Flamengo por 3 a 0 sobre o Bangu marcou a volta do futebol no Brasil depois de três meses de paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus. A retomada com o Campeonato Carioca ganhou destaque na imprensa internacional, que ressaltou o fato de o país ter sido o primeiro da América do Sul a colocar a bola para rolar.

A partida aconteceu no mesmo dia em que o Brasil superou 1.200 mortes por Covid-19, totalizando 47.869 óbitos. De acordo com o consórcio de imprensa que o UOL faz parte, são 983.359 pessoas diagnosticadas.

"O campeão da Libertadores Flamengo e o pequeno Bangu jogaram no vazio Maracanã, no Rio de Janeiro, na primeira partida de futebol profissional da América do Sul em quase três meses. Um minuto de silêncio foi observado antes do início, em sinal de respeito às vítimas da Covid-19", publicou o jornal americano "The Boston Globe" em texto via agência "Associated Press".

"Apenas a alguns metros, perto do portão 2 da arena, um hospital de campanha com 400 leitos para pacientes da doença lembrou ao pequeno grupo de pessoas no estádio por que muitos especialistas em saúde acham que é muito cedo para a competição de futebol recomeçar", continuou o texto publicado no site do periódico da cidade de Boston (EUA).

O "As", da Espanha, seguiu a mesma linha. "Flamengo vence na volta do futebol no Brasil e na América do Sul" dizia o título da matéria. "O campeão da Libertadores derrotou Bangu por 3 a 0, em uma partida do Campeonato Carioca que marcou o retorno do futebol na América do Sul", noticiou os espanhóis.

Na Argentina, tanto o jornal "Olé" como canal de televisão sobre esportes "TyC" deram destaque ao jogo realizado no silencioso Maracanã.

"O futebol voltou ao Brasil. No país, que já contabilizou oficialmente mais de 47.000 mortes por coronavírus, a quarentena obrigatória não havia sido aplicada, mas, após o surto da pandemia, os eventos públicos foram cortados. Até que nesta quinta-feira jogaram Bangu e Flamengo pelo Carioca", afirmou o "Olé".

"Em meio à crise do coronavírus, o futebol voltou ao Rio de Janeiro. No estádio do Maracanã, a portas fechadas, o Flamengo venceu o Bangu pelo Carioca. Foi 3 a 0, com gols do uruguaio Giorgian de Arrascaeta no primeiro tempo, Bruno Henrique e Pedro Rocha no segundo. O 'Mengão', campeão da última edição da Copa Libertadores e da Série A do Brasileirão, anunciou 38 casos positivos [da doença]", considerou a emissora "TyC".