PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Grêmio e Inter se reúnem com governo do RS para pedir protocolo de treinos

Fotos de: Lucas Uebel/Grêmio FBPA e Ricardo Duarte/SC Internacional
Imagem: Fotos de: Lucas Uebel/Grêmio FBPA e Ricardo Duarte/SC Internacional

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

17/06/2020 14h32

Classificação e Jogos

Grêmio e Internacional vão se reunir Francisco Xavier, secretário estadual de esporte e lazer, hoje e amanhã. Os encontros serão separados, mas vão abordar tema comum: a volta do futebol no Rio Grande do Sul. Na pauta está um pedido para que seja criado protocolo especial de treinamentos, autorizando atividades que simulam jogos. O retorno do Gauchão será assunto em outra reunião, entre governo gaúcho e FGF.

A dupla Gre-Nal realiza treinos físicos desde o início de maio sem contato e quer avançar para atividades com bola que não sejam individuais. Ou seja, treinos com contato.

As reuniões hoje, na Arena do Grêmio, e quinta-feira, no estádio Beira-Rio, não têm relação direta com o encontro da FGF (Federação Gaúcha de Futebol) e o Palácio Piratini, marcada para quinta à tarde. A forte tendência é que o retorno do Gauchão seja projetado para agosto.

Grêmio e Inter pretendem apresentar dados e reforçar protocolos adotados nos CT's para defender liberação de atividades ainda mais específicas no dia a dia. Os clubes já haviam buscado aval da Prefeitura de Porto Alegre na semana passada, mas não conseguiram.

Para gremistas e colorados, as medidas preventivas adotadas no dia a dia - sem aglomeração em vestiário e testagem em massa com verificação diária de temperatura, são pontos fortes. Outro elemento a ser bastante enfatizado é o contexto do futebol, com medicina específica e maior estrutura de saúde à disposição de jogadores e funcionários.

O encontro com os clubes foi proposto por Xavier, que assumiu a secretaria estadual no início do mês. Ele substitui João Derly, ex-judoca e que se saiu do Palácio Piratini para concorrer nas eleições municipais.

Nos corredores de Beira-Rio e Arena, o recente recuo do governador Eduardo Leite com relação às restrições na fronteira do Rio Grande do Sul soaram como sinal de que é possível avançar em novas medidas ligadas ao futebol.

O UOL Esporte mostrou que a projeção mais recente para volta do Gauchão aponta retomada dos jogos em 19 de julho. Desde o último encontro entre governantes e FGF, porém, os números do novo coronavírus aumentaram no Rio Grande do Sul e houve endurecimento de medidas de distanciamento.

Futebol