Topo

Grêmio e Inter podem ficar isolados quase um mês durante volta do Gauchão

Proposta atual é colocar times em regime de concentração a partir de 17 de julho - Pedro H. Tesch/AGIF
Proposta atual é colocar times em regime de concentração a partir de 17 de julho Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

09/06/2020 04h00Atualizada em 09/06/2020 19h37

Grêmio e Internacional podem ter de ficar em regime de concentração por quase um mês, quando da retomada do Campeonato Gaúcho. A projeção é possível a partir da ideia de manter jogadores e funcionários dos clubes em isolamento durante a realização das partidas finais do Estadual. A ideia é concluir o campeonato em 22 dias, somando fase de classificação e mata-mata do returno e mais eventual finalíssima.

O UOL Esporte revelou que a nova data projetada para retomada do Gauchão é 19 de julho.

A ideia do protocolo proposta é fazer Grêmio, Internacional e os outros dez times entrarem em isolamento no dia 17 de julho (sexta-feira), após testes para o novo coronavírus. Com isso, atletas e funcionários ficarão em hotéis e com fluxo reduzido de pessoas. Assim, o risco de contaminação se torna ainda mais controlado.

A projeção de quase um mês de concentração se justifica pelo calendário. A proposição é concluir a fase de classificação em uma semana (jogos domingo, quarta-feira e no domingo seguinte). A partir de então, ficam oito times na disputa de fases mata-mata. E o protocolo de distanciamento e testagem de jogadores e integrantes das delegações segue.

Ou seja, com avanço às fases eliminatórias do segundo turno, a dupla Gre-Nal vai continuar (muito provavelmente) isolada em hotéis, de acordo com a proposta a ser apresentada ao governo do Estado do Rio Grande do Sul e aos clubes.

Se o Caxias não vencer o segundo turno, o Campeonato Gaúcho terá final. A decisão deve ser confirmada para 9 de agosto, Dia dos Pais.

Errata: este conteúdo foi atualizado
A data proposta para início de isolamento é 17 de julho. O texto original trazia "19 (sexta-feira)". Erro no dia e ausência de mês. O erro foi corrigido.