Topo

OPINIÃO

Mauro: "Flamengo tenta controlar a informação para vender agenda positiva"

Do UOL, em São Paulo

16/06/2020 04h00

O Flamengo realizou anteontem (14) uma live em seu canal no YouTube, transmitida do Maracanã. O evento contou com a participação de jogadores como Everton Ribeiro, Filipe Luis, e William Arão, além do técnico Jorge Jesus, do presidente Rodolfo Landim e do vice-presidente de futebol, Marcos Braz. O evento contrastou com as poucas entrevistas concedidas a veículos de imprensa durante a pausa do futebol devido à pandemia do novo coronavírus.

No podcast Posse de Bola #37, o jornalista Mauro Cezar Pereira fala sobre o evento e a forma como os dirigentes do clube se pronunciam quando a situação é favorável e não há o risco de perguntas sobre assuntos mais delicados em relação ao clube.

"O presidente do Flamengo vai em um veículo, no outro, mas não vai em todos. Então, o que acontece? O Flamengo se blinda, faz esse tipo de coisa aí dentro da sua TV no YouTube para passar uma imagem positiva, todo mundo se autoelogiando, rasgando seda. E você jornalisticamente não tem quase nada, muito pouco, porque você colocou ali alguns profissionais que não são, alguns são jornalistas, outros não, são youtubers que são na verdade, nada contra eles, não estou aqui faltando ao respeito com eles, mas não são a imprensa", afirma Mauro Cezar.

O jornalista também cita o fato de a apresentadora da live, Glenda Kozlowski, estar vestida com a camisa do clube e o ambiente favorável, apontando que não seriam questionados temas como o contato com as famílias das vítimas do incêndio no Ninho do Urubu e a forma como o Flamengo agiu para apressar a volta do futebol, inclusive com a ida de Landim a Brasília.

"Estava com a camisa e tudo, foi convidada, ela vai fazer o quê? Vai perguntar 'Landim, vem cá, fala alguma coisa agora sobre o Ninho do Urubu, teve acordo essa semana, mais algum em vista?'. Não vai perguntar", aponta Mauro.

"Agora, se ele der uma coletiva, alguém vai perguntar, com certeza algum colega vai perguntar sobre esse tipo de coisa. Então, você vai criando ali a bolha conveniente, e isso é muito ruim, gente, as pessoas não estão se atentando, isso é controle da informação, é uma tentativa de controlar a informação para vender agenda positiva para passar sempre a imagem de que está tudo bem. Eu acredito que com os jogadores e com o técnico está tudo bem, o Flamengo está super bem no futebol, mas existe um entorno com muitas polêmicas e muitos pontos que são escuros e merecem a discussão, e não vai ter discussão num ambiente esterilizado", completa o jornalista.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.