Topo

De 10º a campeão da Champions: Aniversariante Klopp explica seus segredos

Klopp comanda Liverpool em partida contra o Sheffield United no Campeonato Inglês - Reuters/Carl Recine
Klopp comanda Liverpool em partida contra o Sheffield United no Campeonato Inglês Imagem: Reuters/Carl Recine

Do UOL, em São Paulo

16/06/2020 04h00

Há exatos 53 anos, nasceu em Stuttgart, na Alemanha, o ex-jogador e treinador Jurgen Klopp. Como atleta, passou pelo FSV Mainz 05, e como treinador escreveu sua história nos clubes Mainz 05, Borussia Dortmund e Liverpool, onde vive seus dias de glória. No dia de seu aniversário, o UOL Esporte reconta um pouco da trajetória do técnico do Reds.

Nos 18 anos na carreira de jogador, atuou por TuS Ergenzingen, time B do Eintracht Frankfurt, Viktoria Sindlingen, Rot-Weiss Frankfurt e Mainz, onde passou de atacante para atuar como lateral direito. Pelo Mainz, acumulou 340 jogos, 57 gols e sete assistências antes de se tornar técnico da equipe.

Mainz 05

Sua primeira equipe como treinador foi o Mainz 05, onde havia passado 11 anos como jogador. Após viajar para Colônia (ALE), para estudar com Erick Rutemoller e conseguir a licença para ser técnico. Ele assumiu o time e o comandou por sete anos, liderando em 2004 o clube na promoção para a Bundesliga. À frente da equipe, somou 109 vitórias, 78 empates e 83 derrotas, com aproveitamento de 50%.

Borussia Dormund

Em 2008, Klopp assumiu o comando do Dortmund, clube onde ficou até 2015. No time, foi duas vezes campeão da Bundesliga, além de conquistar uma vez a Copa da Alemanha e duas vezes a Supercopa da Alemanha, além do vice-campeonato da Liga dos Campeões 2012/2013 ao perder a decisão para o Bayern de Munique. Ao todo foram 179 vitórias, 79 empates e 70 derrotas, um aproveitamento de mais de 63% no comando no clube.

Liverpool

Em outubro de 2015, o alemão foi anunciado no time inglês vivenciando ao auge da carreira. Pelos Reds, Klopp chegou ao topo da Liga dos Campeões, fazendo uma campanha incrível, que eliminou o Barcelona com uma goleada e venceu o Tottenham na final da competição. Além de vencer a Champions, o Liverpool conquistou o Mundial de Clubes ao bater o Flamengo e também faturou a Supercopa da Uefa.

Ao todo são 155 vitórias, 58 empates e 43 derrotas. O treinador assumiu o clube enquanto o Liverpool estava em décimo lugar na Premier League e guiou o time a se tonar um dos maiores clubes europeus da atualidade.