Topo

Grêmio adia promoção de jovens do time sub-20 e pode aumentar lista

Diego Rosa, promessa da base do Grêmio - Divulgação
Diego Rosa, promessa da base do Grêmio Imagem: Divulgação

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

25/05/2020 04h00

Diego Rosa, Elias e Rildo ainda não foram promovidos ao grupo principal do Grêmio. O clube gaúcho decidiu adiar a promoção do trio, destaque no time sub-20, por conta dos protocolos de treino durante a pandemia do novo coronavírus. A ideia é que os jovens sejam aproveitados a partir de maior flexibilização das atividades no CT Presidente Luiz Carvalho.

O Grêmio voltou aos treinos no início de maio, amparado por decreto municipal, mas tem feito trabalhos físicos ou no máximo, atividades de fundamento — como chute e cruzamento.

Rildo foi o primeiro a assinar renovação contratual, mas Diego Rosa e Elias também negociam novo vínculo. A extensão do compromisso é passo fundamental para a promoção, mas o conceito a respeito do trio é firme.

O Grêmio enxerga neles enorme potencial. A diretoria sabe que, muito provavelmente, vai precisar de reforços da base para dar conta da sequência de jogos a partir da retomada do futebol. Mas tem tomado cautela com a rotina dos jovens. O time de transição e todas as equipes de base seguem em teletrabalho.

Diego Rosa, Rildo e Elias não foram chamados para os treinos para evitar número grande de atletas. Mesmo que o elenco principal estejam dividido em pequenos grupos (e outros subgrupos dentro das equipes), o raciocínio é manter controle de rotina e processos sanitários. Ou seja, sem ampliar o leque para mais jogadores e possíveis conexões fora do CT.