Topo

Cleber Machado: "Não vai mais ter um narrador com esse status do Galvão"

Do UOL, em São Paulo

14/05/2020 04h00

Perto de completar 70 anos, Galvão Bueno não cogita aposentadoria, mas sempre que se coloca uma possibilidade de ele parar, há a especulação de quem seria o seu substituto como narrador número 1 da TV Globo. A emissora tem ainda na equipe de transmissão Luís Roberto, Gustavo Villani e Cléber Machado, além de nomes do SporTV, como Luís Carlos Júnior e Milton Leite.

Em entrevista ao programa Os Canalhas, Cléber Machado afirma não ser possível falar em substituição a Galvão Bueno pelo fato de ele se dispor a continuar narrando e vê o colega de emissora com um status que nenhum outro narrador terá igual.

"Acho que não tem mais Galvão, não vai ter mais um narrador com esse status, entendeu? Agora, 'a partir de agora a seleção brasileira vai ser narrada por quatro narradores', eu gostaria de ser um dos quatro, 'por dois narradores', eu gostaria de ser um dos dois. Gostaria de ser, mas não dá para ficar pensando nisso. Senão, vai ficar que nem era: 'surgiu o novo Pelé'. Aí, o cara não conseguia errar um passe que já não era o novo Pelé. Não tem novo Pelé", diz Cléber.

O narrador faz uma relação de Galvão Bueno a outros personagens importantes da locução esportiva no rádio e na televisão, como Osmar Santos e Luciano do Valle, e o aponta entre os responsáveis pelo crescimento no departamento de esportes da Globo.

"No caso do Galvão, eu acho que ele adquiriu uma situação como narrador de futebol, além da narração de futebol, além do locutor esportivo. Como em determinado momento o Luciano teve na Bandeirantes, como o Osmar Santos teve no tempo em que ele fazia as transmissões dele no rádio. O cara ultrapassa o limite", afirma o Cléber.

"Quero dizer assim, o Osmar foi apresentar a Diretas Já, o Luciano foi ser superintendente da Bandeirantes e um fomentador de novas modalidades, trouxe para o Brasil a NBA, trouxe pro Brasil o futebol americano, a Fórmula Indy, o torneio de sinuca, ele e a equipe dele, o Kiko, sócio dele na época. Enfim, o Galvão acho que, mesmo sendo um cara do esporte, entrou para um time dos grandes nomes da TV, das principais figuras do elenco", completa.

Para Cléber Machado, mais do que ocupar o lugar de principal narrador esportivo ou não na Globo, seu objetivo é seguir transmitindo grandes eventos.

"Se o esporte ganhou espaço e você faz parte desse time que está tendo espaço, poxa, isso é muito bom, é uma realização muito boa. Para mim, se vier pela frente mais Copas, mais Olimpíadas, grandes eventos, e eu continuar fazendo parte e satisfizer os objetivos da empresa, os meus e o do público, está lindo demais", finaliza.

Os Canalhas: Quando e onde?

O programa Os Canalhas vai ao ar toda terça-feira, às 14h, em transmissão ao vivo, ou gravado, disponível na home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte no Youtube e no Facebook e Twitter, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana entrevistando personalidades importantes do esporte brasileiro. Inscreva-se no canal Os Canalhas no Youtube para conferir mais de João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana.