Topo

OPINIÃO

Cleber Machado: Fez 18 anos, mas hoje ando na rua e o cara grita 'hoje sim'

Do UOL, em São Paulo

12/05/2020 16h21

Primeiro entrevistado de Os Canalhas, programa apresentado no UOL pelos jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana, o narrador esportivo Cléber Machado fala sobre sua carreira na televisão, o início no rádio, futebol e música, além de explicar um dos momentos marcantes em suas transmissões ao vivo na TV Globo, quando soltou a frase "Hoje não, hoje não... hoje sim!".

Na ocasião, o piloto brasileiro Rubens Barrichello liderava o Grande Prêmio da Áustria de 2002, onde um ano antes havia cedido a posição para o alemão Michael Schumacher, e precisou abrir mão da vitória no Dia das Mães após receber ordem da Ferrari para deixar seu companheiro o ultrapassar. A frase marcante virou meme e incomodou Cléber Machado por algum tempo.

"Durante algum tempo ficou na minha cabeça: 'os caras acham que foi uma gafe ou os caras acham que foi natural?'. E natural, para mim, é a palavra. Você hoje tem muito humor, todo mundo é muito engraçado, todo mundo faz piada, e nem todo mundo é bom de piada", diz Cléber Machado (disponível no vídeo acima a partir de 19:25).

Ele revela que passou a se sentir mais confortável com a história após ouvir do próprio Barrichello sobre o sentimento de indignação passado pelo narrador durante a transmissão.

"Tem toda uma história de um ano anterior, do meio da corrida, e a minha reação foi natural. Hoje eu acho que foi mais natural e menos gafe, não tem nada de gafe, e o dia que o Rubinho Barrichello falou para mim assim 'quando eu ouvi, fiquei satisfeito ao sentir a sua indignação'. E eu acho que esse era o sentimento naquele momento, de uma indignação de uma coisa completamente fora de propósito que foi feita naquela corrida", diz o Cléber Machado.

"Isso fez agora 18 anos e até hoje eu ando na rua e o cara grita pra mim hoje sim, hoje não", completa o narrador.

Cléber Machado também responde a João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana sobre uma pretensão ou não de ser um substituto de Galvão Bueno, os momentos em que se emociona quando transmite algum evento esportivo, a estreia narrando um jogo com Chico Anysio como comentarista e outros momentos marcantes em sua carreira dentro e fora da TV.

Os Canalhas: Quando e onde?

O programa Os Canalhas vai ao ar toda terça-feira, às 14h, em transmissão ao vivo, ou gravado, disponível na home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte no Youtube e no Facebook e Twitter, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana entrevistando personalidades importantes do esporte brasileiro. Inscreva-se no canal Os Canalhas no Youtube para conferir mais de João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana.