Topo

Nós queremos o Brasileirão por pontos corridos, diz secretário-geral da CBF

Walter Feldman discursa após protesto em frente à CBF - Pedro Ivo Almeida/UOL Esporte
Walter Feldman discursa após protesto em frente à CBF Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL Esporte

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/04/2020 13h00

Apesar da paralisação do futebol brasileiro por tempo indeterminado, devido à pandemia de coronavírus, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), segundo o secretário-geral Walter Feldman, não pensa em 'mudanças estruturais' em suas competições.

Convidado do Jogo Aberto desta quarta-feira, Feldman explicou que a CBF visa manter o atual formato do Campeonato Brasileiro - inclusive no número de rodadas - e concluir os Campeonatos Estaduais.

"Nós não podemos especular. É até tarefa da imprensa levantar todos os cenários possíveis, mas, para nós, qualquer anúncio, neste momento, na avaliação da direção da CBF, particularmente da diretoria de competições, é a manutenção do calendário com os ajustes necessários, possíveis, para que possamos manter todas as competições. Neste momento, não avaliamos, não pensamos, não fazemos nenhum diagnóstico da necessidade de mudanças estruturais nos campeonatos brasileiros", relatou Feldman, que completou:

"Nós queremos a Copa do Brasil mata-mata. Nós queremos o Brasileirão pontos corridos e, se possível, com todas as rodadas existentes e previamente analisadas e lançadas no início da temporada".

Em relação aos Estaduais, o secretário-geral afirmou que o presidente Rogério Caboclo deseja, a partir de autorização do Ministério da Saúde, concluir os campeonatos já iniciados. Feldman não descartou o retorno do futebol com portões fechados.

"O presidente Rogério Caboclo, inclusive, fez uma declaração na reunião da Comissão Nacional de Clubes, composta por todos os clubes das divisões profissionais dos campeonatos brasileiros, e disse categoricamente que o desejo, neste momento, é concluir os campeonatos que se iniciaram e iniciar os campeonatos que ainda estão previstos no nosso calendário original", contou o secretário-geral.

"É evidente que isso só vai acontecer na medida que tenhamos autorização das autoridades públicas de saúde, mas o presidente Rogério disse de maneira muito clara: a partir da autorização, seja de maneira plena, seja de maneira parcial, eventualmente com portões fechados, será o primeiro dia neste novo calendário", concluiu.