Topo

Eurocopa - 2021

Adiada para 2021, Eurocopa pode manter o nome de Euro 2020, afirma Uefa

Competição foi adiada em decorrência da pandemia do novo coronavírus - Dan Istitene/Getty Images
Competição foi adiada em decorrência da pandemia do novo coronavírus Imagem: Dan Istitene/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/03/2020 13h41Atualizada em 20/03/2020 16h10

A Eurocopa de 2020 foi adiada para 2021, mas poderá manter o nome oficial de Uefa Euro 2020. A informação foi divulgada hoje pela Uefa, entidade máxima do futebol europeu, em uma nota com esclarecimentos a respeito de seus torneios.

A organização da competição ainda não tem uma posição definitiva a respeito do formato — em 2020, a disputa aconteceria com jogos em 12 países. Mas admite que o nome pode ser mantido mesmo que a competição só vá ser realizada entre junho e junho do ano que vem.

"Nós confiamos que todas as nossas sedes permanecerão as mesmas, garantindo que o torneio mantenha sua visão original: realizar em toda a Europa um evento que celebre o aniversário de 60 anos da Eurocopa. O torneio vai permanecer conhecido como Uefa Euro 2020", anunciou a entidade inicialmente.

No entanto, horas depois, a Uefa apagou o comunicado e publicou uma correção nas redes sociais. "Pedindo desculas pelo erro anterior, esclarecemos que nenhuma decisão foi tomada a respeito do nome da adiada Euro que será realizada em 2021. A tweet anterior foi enviado por engano", publicou a entidade.

No comunicado, a Uefa disse que "ainda é muito cedo para dizer quando o futebol será jogado de novo". Segundo a entidade, a decisão de adiar a competição entre seleções deve ajudar a concluir com menos problemas os torneios nacionais e continentais de clubes.

"Acreditamos que o adiamento da Euro 2020 é a melhor solução para o futebol europeu. Esperamos que isso ajude todas as competições domésticas e internacionais que estão atualmente esperando para ser completadas", anunciou, sem saber dizer quando os torneios da temporada 2019/2020 poderão ser definidos.

"Nosso objetivo é completar todas as competições de clubes domésticas e europeias até o fim da temporada esportiva, em 30 de junho de 2020, se a situação melhorar. No entanto, a saúde de todas as pessoas envolvidas no jogo deve ser garantida primeiro", acrescentou.