Topo

Em clube alemão, jogadores abrem mão de salários para ajudar funcionários

@borussia/Twitter
Imagem: @borussia/Twitter

Da AFP, em Berlim (Alemanha)

19/03/2020 17h54

Os jogadores profissionais do Borussia Mönchengladbach renunciaram voluntariamente a seus salários para ajudar o clube diante das dificuldades econômicas causadas pela paralisação das competições, anunciou hoje seu diretor esportivo.

"A equipe propôs abrir mão dos salários, caso isso pudesse ajudar o clube e os funcionários", disse Max Eberl, sem dar detalhes sobre os valores ou a duração dessa renúncia, algo que, de qualquer forma, nunca foi visto no futebol alemão desde o início da crise do novo coronavírus.

Graças a essa medida, o 'Gladbach, que atualmente ocupa a quarta posição no Campeonato Alemão, poderá economizar um milhão de euros, de acordo com a imprensa local.

O time disputou ontem o primeiro jogo com portões fechados da história da Bundesliga, em casa contra o Colônia (2 a 1), o que fez com que deixasse de arrecadar quase dois milhões de euros.

"Não foi preciso explicar muito aos jogadores", disse Eberl. "Eles sabem o que está acontecendo. É o trabalho deles, eles se informaram e refletiram sobre a situação."

A diretoria e o técnico Marco Rose também se ofereceram para abrir mão de parte ou da totalidade de seus salários, contou Eberl.

Além dos jogadores, que ganham salários generosos, a Bundesliga (que conta com 18 clubes da primeira e 18 da segunda divisão) emprega cerca de 56 mil pessoas.