Topo

Zaga do Flamengo vira setor mais disputado após falta de 'opções' em 2019

Zagueiro Gustavo Henrique recebe "trote" do elenco do Flamengo - Marcelo Cortes / Flamengo
Zagueiro Gustavo Henrique recebe 'trote' do elenco do Flamengo Imagem: Marcelo Cortes / Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

11/02/2020 04h00

Setor do Flamengo apontado, na última temporada, como um dos mais frágeis no que dizia respeito às opções no elenco, a zaga promete uma disputa acirrada por vaga na equipe titular em 2020. Com a proximidade do retorno de Rodrigo Caio, o técnico Jorge Jesus fica com três nomes considerados "de ponta" para formar a dupla inicial, além de três jovens formados na base à disposição.

A ideia era ter essa composição de grupo já no ano passado, mas com tratativas frustradas no começo da temporada e a negociação de Léo Duarte na janela de julho, não foi possível concretizar.

Rodrigo Caio ainda não atuou nesta temporada por conta de um corte no joelho direito que aconteceu em treino realizado no fim do mês passado, mas já fez atividades no gramado e há a expectativa de que esteja liberado para a final da Supercopa do Brasil, contra o Athletico-PR, no domingo.

O técnico Jorge Jesus tem ainda Gustavo Henrique, então titular do Santos, e Leo Pereira, destaque do Furacão em 2019, para montar a dupla titular. Ambos chegaram à Gávea nesta janela de transferências.

Thuler, que atua entre os profissionais desde 2017, além de Matheus Dantas e Rafael Santos, que iniciaram o Campeonato Carioca como titulares, também podem ser usados pelo comandante rubro-negro.

Ano passado, além de Rodrigo Caio, a diretoria tinha a intenção de acertar com mais um zagueiro — Dedé chegou a estar na mira do Fla —, mas as conversas não foram à frente. A contratação do desejado zagueiro aconteceu no meio do ano, quando houve um alinhamento com Pablo Marí, que tinha os direitos ligados ao Manchester City, da Inglaterra. Porém, dias depois, Léo Duarte foi negociado juntamente ao Milan, da Itália.

Assim, o time titular teve Rodrigo Caio e Pablo Marí e os reservas imediatos Thuler e Rhodolfo, que, na passagem pelo Rubro-Negro, não conseguiu ter uma sequência devido às lesões. O contrato de Rhodolfo, que terminava no fim de 2019, não foi renovado.