Topo

Guardiola terá 3° encontro com Real em fases decisivas da Liga dos Campeões

John Sibley/Reuters
Imagem: John Sibley/Reuters

Do UOL, em São Paulo

16/12/2019 09h11

Pep Guardiola terá, pela terceira vez, o Real Madrid pela frente em sua trajetória como técnico nas fases finais da Liga dos Campeões.

Neste ano, o técnico espanhol, que comanda o Manchester City, vai encarar o time de Madrid nas oitavas de final do torneio. O sorteio do chaveamento das oitavas de final aconteceu na manhã de hoje, na Suíça.

O primeiro embate entre Guardiola e Real pela Liga dos Campeões ocorreu em 2011, quando o técnico comandava o badalado Barcelona.

Naquela ocasião, o clássico foi válido pela semifinal do torneio. O primeiro jogo acabou com vitória catalã por 2 a 0 e, dias depois, o Barça segurou um empate por 1 a 1 para ir à final. Mais tarde, Guardiola e seus atletas conquistaram o título em cima do Manchester United.

O sabor doce da vitória em 2011 se transformou em amargo para Guardiola três anos mais tarde, quando ele comandava o Bayern de Munique.

Também na fase semifinal da Liga dos Campeões, desta vez em 2014, o Real Madrid não tomou conhecimento dos alemães e aplicou, no placar agregado, 5 a 0 - dias depois, o time da capital espanhola faturou o troféu ao superar o rival Atlético de Madri.

Atual situação

Sob o comando do City, Guardiola faz uma temporada com bons números, mas longe do que o torcedor considera ideal. Após 17 rodadas, o time está na 3ª colocação do Campeonato Inglês com 35 pontos, 14 atrás do líder Liverpool.

Na Liga dos Campeões, no entanto, o desempenho é melhor: nos seis jogos da primeira fase, o City venceu quatro e empatou dois - liderando o grupo C.

A campanha do Real Madrid no Campeonato Espanhol é parecida com a de seu adversário: em 16 partidas, somou 35 pontos e é vice-líder do torneio.

No torneio continental, a equipe de Zidane somou 11 pontos na fase inicial e ficou na 2ª posição do Grupo A, atrás do PSG.