Topo

Botafogo vence o Corinthians, respira contra rebaixamento e "congela" rival

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/11/2019 19h56

O Botafogo venceu o Corinthians por 1 a 0, hoje (24), no Engenhão, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, com gol de Diego Souza no início do primeiro tempo. O time carioca apostou na retranca contra os paulistas e conseguiu o resultado positivo que o ajuda bastante na luta para se distanciar da zona do rebaixamento. Já o Timão "congelou" na oitava colocação e ainda viu a primeira derrota do interino Dyego Coelho no comando da equipe. Antes, ele havia comandado a equipe na vitória contra o Fortaleza e nos empates contra Palmeiras e Internacional.

Com a vitória, o Botafogo está na 14ª colocação, com 39 pontos, quatro pontos da zona da degola. Já o Corinthians se mantém na oitava colocação, com 50 pontos, mas viu o Internacional abrir um ponto de vantagem, na sétima colocação, com 51 pontos, além de ver o Goiás encostar na nona posição, com 46 pontos.

Na próxima rodada, o Botafogo encara a Chapecoense, às 19h30 (de Brasília), na Arena Condá. No mesmo dia, o Corinthians enfrenta o Avaí, às 21h30 (de Brasília), na Arena de Itaquera, também pela 35ª rodada do Brasileiro.

Quem foi bem: João Paulo fez o básico com eficiência

Em um jogo de poucos destaques individuais, João Paulo fez o básico com eficiência ao iniciar as jogadas do Botafogo. Aliás, o meia se destacou no gol do Botafogo ao acertar uma virada de bola que desarmou o sistema defensivo do Corinthians e chegou até o camisa 7 para abrir o placar.

Quem foi mal: Vagner Love erra bastante

Love -  Thiago Ribeiro/AGIF -  Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Vagner Love "viveu" de apenas uma finalização perigosa no jogo. No geral, perdeu muitas bolas, arriscou dribles equivocados, conduziu a bola demasiadamente em muitos lances e errou domínios de bola. Foi substituído por Mateus Vital aos 27 minutos do segundo tempo.

Corinthians muda esquema e atua com dois centroavantes

O Corinthians entrou em campo com dois centroavantes: Gustagol e Vagner Love. O técnico interino Dyego Coelho mudou o esquema tático. Nos últimos jogos, ele utilizou o 4-1-4-1, com variação para o 4-3-3. Hoje, Coelho apostou no 4-4-2 (losango), com Pedrinho centralizado na armação das jogadas e três volantes: Gabriel na frente na zaga, Ramiro do lado esquerdo e Junior Urso na direita. O Timão foi ofensivo, adiantou a marcação e criou muito mais que o Botafogo na partida. No segundo tempo, Coelho colocou Clayson no lugar de Urso e Mateus Vital na vaga de Love. Com isso, o time voltou ao esquema 4-2-3-1, com Pedrinho na direita, Vital centralizado e Clayson na esquerda. Gustagol ficou no comando do ataque. Nos dez minutos finais, Janderson entrou no lugar de Gabriel. O time foi para o famoso "tudo ou nada", somente com Ramiro na frente da zaga. Mas nada conseguiu.

Na retranca, Botafogo "achou" o gol no 1º tempo

O Botafogo abriu o placar em sua primeira finalização na partida, com Diego Souza aos 18 minutos do primeiro tempo. O gol começou com uma bela invertida de bola do meia João Paulo. O time "rodou a bola" até sobrar para o experiente atacante, que chutou forte e rasteiro da entrada da pequena área para fazer o gol. O Botafogo adotou a "retranca" antes e depois do gol. Além disso, a equipe carioca quase não causou perigo em contra-ataques. O ferrolho defensivo deu certo pois os cariocas impediram o gol de empate, diante, é verdade, de tímido pressão pelo Timão.

Pedrinho se mexeu, mas tomou decisões erradas

Pedrinho - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Pedrinho, atuando como meia armador, como "todos" pediam, apareceu bastante durante o jogo. O camisa 38 arriscou enfiadas de bola e finalizou muitas vezes ao gol. Somente no primeiro tempo foram três tentativas de fora da área, mas em chutes fracos. O problema é que o meia tomou muitas decisões erradas. Ele demorou para soltar a bola, driblou e arriscou chapéus fora de tempo e não tocou a bola quando deixaria jogadores na cara do gol. No primeiro tempo, por exemplo, Love está livre na área, mas ele preferiu o drible e o chute truncado na sequência.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 0 CORINTHIANS

Data: 24 de novembro de 2019, domingo
Horário: 18h (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro, RJ
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Leone Carvalho Rocha (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Público: 20.666 pagantes e 22.548 presentes
Renda: R$ 263.028,00

GOL: Diego Souza, aos 18 minutos do primeiro tempo (Botafogo)

Cartões amarelos: Gatito, Fernando, João Paulo (BOT); Clayson, Fagner (COR)

BOTAFOGO: Gatito; Fernando, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Yuri (Lucas Barros); Cícero; Rhuan, Alex Santana, João Paulo e Igor Cássio (Luis Fernando); Diego Souza (Vinicius)
Técnico: Alberto Valentim

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Manoel, Gil e Danilo Avelar; Gabriel (Janderson) e Júnior Urso (Clayson); Ramiro, Pedrinho e Vagner Love (Mateus Vital); Gustavo