Topo

Shows de rock desafiam trânsito caótico de Lima em dia de Flamengo x River

Estádio Monumental de Lima receberá a final da Libertadores entre Flamengo e River - Fernando Donasci/Folhapress
Estádio Monumental de Lima receberá a final da Libertadores entre Flamengo e River Imagem: Fernando Donasci/Folhapress

Leo Burlá e Rodrigo Mattos

Do UOL, em Lima (PER)

23/11/2019 09h00

Andar de carro em Lima exige uma grande dose de paciência. Em uma cidade marcada pela deficiência no transporte público, os automóveis se multiplicam nas ruas e o tráfego torna-se um adversário a qualquer hora do dia.

Com a decisão de hoje entre Flamengo e River Plate, às 17h, no Monumental, a tendência é que a ida ao estádio seja uma verdadeira odisseia, já que apenas uma rota leva ao local da finalíssima da Libertadores.

Para piorar, a capital peruana tem uma agenda de eventos que transcende o jogo. Estão marcados para hoje três eventos musicais de grande porte. No Estádio San Marcos, as bandas The Strokes e Slipknot se apresentam. Já o Nacional receberá um grande festival de salsa, enquanto o colombiano Sebastian Yatra se apresenta na Jockey Arena.

Não há faixa preferencial para quem se dirigir ao palco da decisão, e a expectativa dos próprios organizadores é de que haverá dificuldade no acesso. A orientação é para que o deslocamento seja feito o mais cedo possível. Além dos congestionamentos constantes, os peruanos não são conhecidos por dirigir com cautela. O fato foi alvo até de brincadeira de Marcelo Gallardo, técnico do River: "Peço até desculpas se eu falar alguma besteira na entrevista coletiva, mas o ônibus que nos trouxe era uma espécie de samba. Ainda estamos meio enjoados".

O Monumental é a opção secundária na capital, mas foi a única solução encontrada após a mudança de sede de Santiago para Lima. Com a agenda do Nacional já tomada, restou o campo do Universitario, um dos grandes clubes locais. Com capacidade para cerca de 60 mil pessoas, o local estará completamente lotado para o jogo.