Topo

Fla precisa de 4 vitórias e 1 empate para ser campeão sem pensar em rivais

Do UOL, em São Paulo

07/11/2019 23h30

Resumo da notícia

  • Flamengo lidera o Brasileirão com oito pontos de vantagem sobre o Palmeiras
  • Se somar mais quatro vitórias e um empate, garante o título matematicamente
  • No cenário mais otimista, é possível o Fla ser campeão já na 34ª rodada
  • Times farão confronto direto na 36ª rodada, com mando de campo do Palmeiras

Com sete rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro e oito pontos de vantagem sobre o vice-líder Palmeiras após triunfo dramático sobre o Botafogo, o Flamengo precisa de apenas quatro vitórias e um empate nos jogos que faltam para ser campeão independentemente dos resultados dos rivais. Mesmo que o Verdão vença todas as sete partidas restantes, essa combinação de resultados daria o título ao Rubro-Negro.

Hoje, o Flamengo tem 74 pontos e 23 vitórias. Se ganhar quatro jogos, empatar um e perder dois, chegará a 87, com 27 vitórias. Já o Palmeiras tem atualmente 66 pontos e 19 vitórias. Se vencer todos os seus sete jogos, atingirá os mesmos 87 pontos, mas terá uma vitória a menos (26).

No cenário mais otimista para o Flamengo, é possível o time de Jorge Jesus ser campeão já em três rodadas (na 34ª). Para isso acontecer, teria que aumentar para no mínimo 12 pontos a vantagem para o Palmeiras - o Verdão teria que tropeçar pelo menos duas vezes nos três próximos jogos. Além disso, a diferença para o terceiro colocado Santos, hoje em 13 pontos, também não poderia superar os 12.

Na 36ª rodada, em 1º de dezembro, o Flamengo fará o confronto direto com o Palmeiras, na casa do time alviverde. A partida está atualmente marcada para o Allianz Parque, mas tem chance de ser transferida para o Pacaembu, porque na véspera o estádio palmeirense será palco de um show do cantor Shawn Mendes. Ainda não há a certeza de que o campo estará pronto para receber a partida no dia seguinte.

Os dois principais concorrentes ao título venceram nesta 31ª rodada. Ontem, o Palmeiras bateu o Vasco por 2 a 1 em São Januário, enquanto o Flamengo superou o Botafogo por 1 a 0 em clássico disputado hoje, no estádio Nilton Santos.

Flamengo