Topo

Com boas lembranças, Flu tenta voltar a vencer para se afastar da degola

João Pedro comemora com Nenê gol da vitória do Fluminense na última visita ao Castelão - Ronaldo Silva/Estadão Conteúdo
João Pedro comemora com Nenê gol da vitória do Fluminense na última visita ao Castelão Imagem: Ronaldo Silva/Estadão Conteúdo

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/10/2019 04h00

O Fluminense enfrenta o Ceará tentando afastar o fantasma dos confrontos diretos na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. E o local é sugestivo, assim como o adversário. Foi no Castelão a última vitória do Tricolor como visitante fora do Rio de Janeiro, e as lembranças de confrontos com o Vozão em seu estado dão esperança aos cariocas.

Desde que bateu o Fortaleza por 1 a 0, em 7 de setembro, que o Flu não vence fora de seu Estado. Depois de visitar o Castelão pela última vez, a única vitória como visitante foi sobre o Botafogo, no Nilton Santos, onde o Tricolor se sente por ter conquistado os títulos brasileiros de 2010 e 2012.

O Ceará é um lugar onde os tricolores também têm ótimas recordações. Por lá, especificamente contra o Vozão, o Fluminense venceu mais do que perdeu: são nove vitórias, dois empates e seis derrotas. Se ficou no empate com o adversário desta noite no Maracanã, no primeiro turno, o Tricolor tenta virar a página para se afastar da zona de rebaixamento.

O Flu não vence há três jogos, com duas derrotas e um amargo empate contra a Chapecoense em seus domínios. Agora longe da tensão que toma conta da torcida, a equipe busca a paz. Para isso, o técnico Marcão promoverá a volta de Ganso ao time titular, na vaga de Wellington Nem.

Marcos Paulo, substituto do camisa 10 na última partida, balançou as redes pela primeira vez no Brasileirão e foi mantido. É na joia de Xerém que o Tricolor aposta para ver seu ataque voltar a marcar com frequência. Autor do gol da vitória na última visita do Flu ao Castelão, João Pedro é opção no banco de reservas.

"A gente vem jogando bem, criando oportunidades. Não joga para estar ali. É uma posição que a gente não tem que estar, vamos sair. Vamos fazer jogos melhores para sair. Vamos conquistar pontos para subir", disse o camisa 32.

CEARÁ X FLUMINENSE

Local: Castelão, em Fortaleza (CE)
Hora: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Andre da Silva Bittencourt (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

CEARÁ: Diogo Silva, Samuel Xavier, Valdo, Luiz Otávio e João Lucas; Willian Oliveira, Fabinho, Ricardinho e Thiago Galhardo; Felipe Baxola e Bergson. Técnico: Adilson Batista.

FLUMINENSE: Muriel, Gilberto, Nino, Digão e Caio Henrique; Yuri, Daniel, Ganso e Nenê; Yony González e Marcos Paulo. Técnico: Marcão.

Fluminense