Topo

Marinho pode encarar um ex-clube pela 17ª vez na carreira; veja retrospecto

Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

19/09/2019 04h00

O atacante Marinho é um dos jogadores mais rodados do elenco do Santos. Aos 29 anos, o camisa 11 já atuou profissionalmente por 12 clubes do Brasil e um da China. Como não poderia ser diferente, o jogador já reencontrou seus ex-clubes diversas vezes na carreira e pode, neste sábado, contra o Grêmio, às 21h, na Vila Belmiro, chegar ao 17º duelo com um clube pelo qual já passou.

Até aqui foram 16 jogos em que Marinho teve a oportunidade de fazer valer a "lei do ex", computando apenas as partidas em que enfrentou um clube após ter passado por ele profissionalmente. O levantamento não leva em consideração, por exemplo, o jogo entre Fluminense e Santos em 2008.

Foram sete vitórias, quatro empates e cinco derrotas nas partidas computadas, um aproveitamento de 52% dos pontos, anotando três gols e concedendo três assistências. Foram três jogos contra ex-clubes pelo Cruzeiro, sete pelo Vitória, quatro pelo Grêmio e dois pelo Santos. Além dos quatro clubes citados, Marinho ainda passou pelo Fluminense, Internacional, Caxias-RS, Paraná, Goiás, Ituano, Náutico e Ceará.

Em 2015, quando atuava no Cruzeiro, Marinho foi derrotado pelo Fluminense, venceu o Goiás e empatou com o Internacional. O atacante não chegou a participar de nenhum gol nas três partidas.

No ano seguinte, quando chegou ao Vitória, venceu os dois duelos contra o Internacional, empatou as duas partidas contra o Fluminense e ainda teve outros três jogos contra o Cruzeiro, empatando um e perdendo dois. O atacante fez valer a lei do ex e marcou uma vez contra cada equipe, e ainda deu uma assistência contra o clube carioca.

Depois o jogador foi atuar na China e retornou para o Grêmio no ano passado. Pelo clube gaúcho, Marinho bateu Vitória, concedendo uma assistência, e Paraná e foi derrotado por Fluminense e Ceará.

Por fim, no Peixe, o aproveitamento até aqui é perfeito. Logo na estreia visitou o Ceará e venceu, depois enfrentou o Goiás na Vila Belmiro e goleou, com direito a uma assistência. Até o fim do Campeonato Brasileiro, Marinho pode ter até mais cinco encontros com ex-clubes, além do confronto diante do Grêmio, neste sábado.