Topo

Música da torcida consolida lua de mel de Jorge Jesus com o Flamengo

Jorge Jesus observa o time do Flamengo durante jogo contra o Santos - Thiago Ribeiro/AGIF
Jorge Jesus observa o time do Flamengo durante jogo contra o Santos Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

16/09/2019 04h00

Após conturbada relação com Abel Braga, a torcida do Flamengo vive lua de mel com o sucessor Jorge Jesus. Prova disso foi a ovação ao treinador português no sábado (14), em um Maracanã lotado, após a vitória por 1 a 0 sobre o Santos, então vice-líder do Campeonato Brasileiro.

O agradecimento da torcida pela conquista dos três pontos, que fizeram o Rubro-Negro se isolar na liderança da competição e conquistar o título simbólico no primeiro turno, veio com cantos de "Olê, olê, olê, olê, Mister! Mister!". "Mister" é o termo costumeiramente usado para se dirigir a um técnico na Europa, usado como "professor" no Brasil. Por isso, foi carinhosamente adotado por torcida e jogadores do Flamengo em referência a Jorge Jesus.

"Todos os jogos ficam na memória. Isso devia passar na Europa para eles verem o que é paixão, esse sentimento... Não tem essa beleza no jogo como a torcida do Flamengo põe. Agora estou como se estivesse apaixonado. Tudo está bonito. Agora falta a parte mais difícil", disse o técnico, após o triunfo sobre o Santos.

As boas atuações que levaram o Flamengo a assumir a ponta do Brasileirão e a chegar à semifinal da Libertadores fizeram com que o comandante rapidamente caísse nas graças da "Nação". Mas antes mesmo da estreia à beira do gramado, as partes já flertavam e mostravam que a relação poderia ser boa.

A aceitação de Jesus foi potencializada pela forma com que caminhou a relação entre torcida e Abel Braga. Da arquibancada, vinham vaias, críticas e pedidos à diretoria pela demissão - o treinador "pediu o boné" no fim de maio. Do técnico, declarações que soavam, aos ouvidos rubro-negros, quase que em tom deboche, como os elogios ao Beira-Rio ou as afirmações que perder para Internacional e Atlético-MG fora de casa era normal.

Mais recentemente, Abel deu uma possível amostra de mágoa. Às vésperas das quartas de final da Libertadores entre Flamengo e Internacional, durante transmissão ao vivo em rede social do ex-colorado Iarley, o técnico afirmou que torceria para a equipe gaúcha. Porém, o Flamengo acabou classificado.

Por outro lado, quando o Fluminense, após a demissão de Fernando Diniz, procurou Abel Braga, vários rubro-negros encheram as redes sociais de brincadeiras e fotos de Arrascaeta, que era preterido pelo treinador e deslanchou sob o comando de Jorge Jesus.