Topo

Média de gols coloca Gabigol rumo a recorde do Brasileirão pelo Flamengo

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/09/2019 04h00

Cada vez mais idolatrado no Flamengo, Gabigol vai aos poucos deixando sua marca no clube. Atravessando uma fase iluminada, o atacante pode se tornar o artilheiro com maior número de gols em uma edição do Campeonato Brasileiro em toda a história da competição caso mantenha sua média nesta edição.

Contando o golaço marcado ontem (14), na vitória por 1 a 0 sobre o Santos, o jogador balançou 16 vezes as redes em 15 partidas, o que dá a ele uma impressionante média de 1,06 gols por confronto. Mantendo esse padrão e participando de todos os jogos até o fim do torneio, ele chegará aos 35 e ultrapassará Washington, que em 2004 fez 34 pelo Athletico Paranaense.

Atualmente, Gabigol está isolado na artilharia do Brasileirão. O segundo colocado é Gilberto, do Bahia, que tem nove e joga hoje (15) contra o Fortaleza.

Considerando toda a temporada, o atacante tem, até aqui, sua melhor média da carreira, com 0,75 gols por jogo. Anteriormente, sua melhor temporada havia sido 2018, quando ficou com 0,5 pelo Santos.

Com a vitória de ontem, o Flamengo terminou o primeiro turno com a melhor campanha do Brasileirão. A equipe tem 42 pontos, três a mais que o vice-líder Palmeiras.

Diego Alves o orientou em golaço

Após a partida, Gabigol revelou que seu golaço teve uma orientação preciosa de Diego Alves. Isso porque o goleiro indicou que Éverson, arqueiro do Santos, costumava ficar adiantado.

"Estou feliz pelo gol, um golaço. Dedicar ao Diego Alves, que me orientou que ele ficava um pouco adiantado. Pude dar a cavadinha e fazer o gol", disse Gabigol, em entrevista ao Premiere.

Os 5 maiores artilheiros da história do Brasileirão

Washington (Athletico-PR) - 34 gols (2004)
Dimba (Goiás) - 31 gols (2003)
Edmundo (Vasco) - 29 gols (1997)
Guilherme (Atlético-MG) - 28 gols (1999)
Reinaldo (Atlético-MG) - 28 gols (1977)

Siga o UOL Esporte no