Topo

Santos

Monitorado na Europa, jovem de R$ 217 mi do Santos é sondado por Ajax

Yuri Alberto em treino do Santos no CT Rei Pelé - Ivan Storti/Santos FC
Yuri Alberto em treino do Santos no CT Rei Pelé Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

15/03/2019 04h00

O atacante Yuri Alberto, de 17 anos, ainda não se firmou no time profissional do Santos, mas já é cobiçado na Europa. O Peixe sabe que o atleta que tem multa rescisória de 50 milhões de euros (R$ 217 milhões) é monitorado pela Inter de Milão (ITA) e recentemente recebeu uma sondagem direta do Ajax (HOL). O clube respondeu que não ainda não tem interesse em negociar a promessa.

Os italianos estão de olho no centroavante desde o ano passado, quando chegaram a enviar um observador em novembro para acompanhar Yuri Alberto inloco na semifinal da Copa do Brasil Sub-17, quando o atacante fez o gol do empate diante do Flamengo, mas o Peixe acabou eliminado nos pênaltis.

Os observadores da Inter gostaram do que viram e acreditam que o centroavante tem características que se encaixam com o que o clube busca. Os italianos estudam se farão uma proposta para levar o jogador já no meio do ano ou irão aguardar até fevereiro para tentar levar o atleta de graça, já que atualmente seu vínculo vai apenas até julho do ano que vem.

Promovido ao time profissional ao lado de Rodrygo pelo técnico Elano, no final de 2017, Yuri Alberto estreou pelo Santos com apenas 16 anos e sete meses, se tornando o quinto jogador mais jovem da história. Seu primeiro gol saiu no ano seguinte, aos 16 anos e 11 meses, sendo o sexto mais jovem a marcar.

No entanto, o jogador não conseguiu se firmar entre os profissionais. O técnico Cuca chegou a colocá-lo como titular na vaga de Gabigol, em má fase há época, mas o centroavante não convenceu e acabou liberado pelo treinador para atuar na equipe sub-23 e até no time sub-17, apesar de seguir treinando entre os profissionais.

A ideia era dar ritmo de jogo ao atacante, que chegou a marcar três gols nesse período: dois contra a Chapecoense pelo Campeonato Brasileiro de Aspirantes, e um diante do Flamengo na Copa do Brasil Sub-17. Mesmo assim, viu a base santista cair nas competições.

Em 2019, Yuri Alberto teve uma chance de ouro: iniciar o ano como titular na vaga de Bruno Henrique, negociado com o Flamengo momentos antes da estreia no Paulista contra a Ferroviária. O jovem centroavante jogou ao lado de Felippe Cardoso, mas não conseguiu aproveitar a chance.

Desde então só entrou em mais uma partida: a derrota por 5 a 1 para o Ituano, quando o Peixe precisava desesperadamente marcar gols. Com a camisa do Santos, Yuri Alberto soma 22 jogos e dois gols marcados. Números ainda pouco expressivos se comparados aos obtidos nas categorias de base do clube, quando chegou a anotar 51 gols em 32 jogos no ano de 2016.

Santos