Topo

Por que mesmo após melhor temporada da vida Benzema é 'ignorado' na França?

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/12/2022 04h00

Classificação e Jogos

Vencedor da edição 2022 da Bola de Ouro, campeão espanhol e da Liga dos Campeões com o Real Madrid, 44 gols e 15 assistências, em 46 jogos na temporada 2021/22. Essas são as credenciais dos últimos meses de Karim Benzema, a melhor de sua carreira — e mesmo com condições de atuar, o atacante não deve estar em campo na final da Copa do Mundo do Qatar, entre Argentina x França, neste domingo (18), às 12h (de Brasília), no estádio Lusail.

Benzema estava na lista dos convocados do técnico Didier Deschamps — ele voltaria a disputar um Mundial após oito anos —, mas sofreu uma lesão no quadríceps em seu primeiro treino no Qatar. Em comunicado, a federação francesa informou que ele foi "obrigado a deixar o elenco".

Craque dentro de campo, o atacante de 34 anos não tem esse prestígio todo nos bastidores da seleção francesa. A rixa entre as partes aconteceu em novembro de 2015, quando o jogador foi acusado por associação criminosa por cobrar valores em dinheiro para não divulgar um vídeo erótico de Mathieu Valbuena, seu então companheiro no time nacional.

Desde o episódio, ambos deixaram de ser convocados para a equipe — por isso Benzema não esteve no grupo que conquistou a Copa na Rússia, em 2018.

Benzema foi condenado em novembro de 2021 a uma multa de 75 mil euros (cerca de R$ 476 mil na cotação à época) pela tentativa de extorsão.

Volta para a seleção e novo desentendimento

giroud - Stuart Franklin - FIFA via Getty Images - Stuart Franklin - FIFA via Getty Images
Benzema e Giroud em ação pela seleção francesa
Imagem: Stuart Franklin - FIFA via Getty Images

Benzema retornou à seleção após cinco anos e meio de sua última convocação. Ele foi um dos selecionados para disputa da Euro 2020, que acabou sendo disputada em 2021 por conta da pandemia de covid-19. Naquela campanha a França parou nas oitavas de final ao perder nos pênaltis para a Suíça.

Durante a pandemia, o jogador do Real se envolveu em nova polêmica com o um companheiro de equipe: Olivier Giroud. Em uma live com o youtuber francês Mohamed Henni, Benzema foi questionado se Giroud tinha condições de substitui-lo na equipe.

"A resposta vai ser rápida. Não se confunde a Fórmula 1 com corrida de kart. E eu estou sendo gentil. E eu sei que eu sou a Fórmula 1". Giroud não gostou da fala de Karim e disparou ao Befoot: "Sou um kart, mas com uma Copa do Mundo".

Coincidentemente, Giroud é o titular da França na Copa do Qatar e um dos artilheiros da competição, com quatro gols — atrás apenas de Messi e Mbappé, com cinco cada. Trata-se de um jogador querido por maior parte do grupo francês, principalmente Mbappé.

Técnico não aguenta mais perguntas sobre Benzema -- e a culpa é do atacante

benzema - REUTERS/Charles Platiau - REUTERS/Charles Platiau
Técnico Didier Deschamps consola o atacante Karim Benzema após eliminação da França da Copa do Mundo de 2014
Imagem: REUTERS/Charles Platiau

Em meio à euforia pela classificação à final, após a vitória sobre Marrocos por 2 a 0, pela semifinal, o técnico Deschamps foi perguntado sobre uma possível presença do atacante Benzema na decisão. Ele já não está com o time desde que sofreu uma contusão antes do Mundial. O treinador francês foi sucinto e pouco esclarecedor: "Prefiro passar à pergunta seguinte."

A resposta mostra o incômodo que o tema Benzema causa na França, mesmo com a campanha vitoriosa nesta Copa. O desconforto é alimentado tanto pela possibilidade de o jogador ter se recuperado da lesão quanto por mensagens do próprio atacante.

Em posts no Instagram, ele mistura imagens enigmáticas com imagens demonstrando apoio ao time francês. No início do Mundial, no final de novembro, colocou uma foto sua em uma bicicleta, o que daria a entender que poderia estar em fase final de recuperação. Nos dias prévios à final, pôs uma imagem de um homem ao telefone, o que já gera especulação se esperava uma chamada de volta ao time.

Benzema é liberado pelo Real para viajar ao Qatar, mas não deve ir

benza - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Benzema participa de amistoso do Real Madrid em véspera de final da Copa do Mundo do Qatar
Imagem: Reprodução/Twitter

Benzema foi liberado pelo Real Madrid para acompanhar a final do Mundial, entre Argentina e França, com seus companheiros. No entanto, o atacante não deve viajar até Doha. O motivo? Um desentendimento com Didier Deschamps, que começou com a decisão do técnico de tirar Benzema da Copa do Mundo quando o atacante sentiu dores nos treinamentos antes do início da competição.

De acordo com o jornal espanhol "Sport", Benzema teria a intenção de voltar a atuar ainda na fase de grupos da Copa. Assim, o atacante se sentiu "expulso" da concentração ao receber a notícia de que não jogaria o Mundial.

Por fim, de acordo com a emissora francesa "RTL" a ideia de ter Benzema no estádio Lusail, neste domingo, para acompanhar a final não partiu da comissão técnica francesa, mas sim do presidente do país, Emmanuel Macron, que já acompanhou de perto a semifinal, contra Marrocos.

Além de Karim Benzema, Macron gostaria que outros jogadores que não foram à Copa por motivo de lesão estivessem em Doha - como Paul Pogba e N´Golo Kanté.

Fato é que Benzema e a Federação Francesa de Futebol não falam a mesma língua e, ao que parece, sua lesão resolveu um problema que algumas pessoas não estavam querendo lidar.