Topo

França sofre, vence a zebra Marrocos e vai à segunda final seguida de Copa

Theo Hernández e Giroud comemoram gol do lateral na partida entre França e Marrocos - Divulgação/Fifa
Theo Hernández e Giroud comemoram gol do lateral na partida entre França e Marrocos Imagem: Divulgação/Fifa

Do UOL, em Doha (QAT) e em São Paulo

14/12/2022 17h55

Classificação e Jogos

A Copa do Mundo terá a França na final mais uma vez. Em busca do bicampeonato consecutivo, a seleção europeia sofreu, mas confirmou o favoritismo hoje (14): venceu Marrocos por 2 a 0, no Al Bayt, e agora terá a chance de repetir o feito do Brasil, último a ser campeão mundial duas vezes seguidas (1958 e 1962).

Diante da maior zebra do Qatar, a França não teve problemas para furar a melhor defesa da Copa: com cinco minutos, Theo Hernández abriu o placar. Esperava-se um domínio francês depois do gol, mas Marrocos foi ao ataque e só não marcou porque Lloris, a zaga e a trave seguraram os africanos. Na reta final, Muani pegou sobra, ampliou e deixou os europeus mais tranquilos.

Com o triunfo, a França enfrentará a Argentina na decisão. Mbappé e companhia têm a chance de igualar o Brasil e vencer duas Copas seguidas pela primeira vez em 60 anos. O duelo contra os sul-americanos será no próximo domingo (18), às 12h (de Brasília), no Lusail.

Griezmann faz tudo e se destaca

Griezmann, da França, na partida contra Marrocos na semifinal da Copa do Mundo - Kirill KUDRYAVTSEV / AFP - Kirill KUDRYAVTSEV / AFP
Griezmann foi o destaque da França contra Marrocos
Imagem: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP

Meio-campista na França atualmente, Griezmann vem se provando um dos melhores jogadores no Qatar. Hoje, com pressão de Marrocos e um jogo difícil, o camisa 7 não parou de correr. Desarmou no meio, perto da área defensiva, na frente, e também ajudou no primeiro gol francês e em alguns contra-ataques.

Quem foi mal: Giroud

Vice-artilheiro da França na Copa com quatro gols, Giroud não teve uma jornada feliz. O centroavante foi acionado, participou da criação, mas pecou na hora de mandar a bola para a rede. Além da trave, desperdiçou outra chance clara no primeiro tempo e atrasou alguns contra-ataques. Não à toa, Thuram entrou no seu lugar, aos 20 do segundo tempo, para acelerar o contragolpe.

Melhor defesa? França fura em 5min

Surpresa da semifinal, Marrocos chegou para o jogo desta quarta ostentando a melhor defesa da Copa (um gol sofrido, sendo ele contra). Mas a França, atual campeã do mundo, precisou de menos de cinco minutos para ir à rede.

Varane deu bonito passe para Griezmann, El Yamiq tentou se antecipar ao francês e deixou o atacante livre. O canhoto cruzou, Mbappé foi travado e, na sobra, Theo Hernández abriu o placar.

Lesão muda estratégia de Marrocos

Marrocos começou jogando com uma linha de cinco jogadores na defesa quando a França tinha a posse de bola. O objetivo era deixar Giroud e Mbappé com o mínimo de espaço em campo. Com 20 minutos, a estratégia mudou. Além do gol sofrido logo no começo, o zagueiro Saiss saiu com dores na coxa esquerda e o escolhido para substituí-lo foi Amallah, um meio-campista. Assim, a linha de cinco virou linha de quatro sem bola e o time começou a avançar para tentar tirar a diferença no placar.

Marrocos assusta e quase faz de bicicleta

El Yamiq tenta bicicleta na partida entre Marrocos e França - Divulgação/Fifa - Divulgação/Fifa
El Yamiq tenta bicicleta na partida entre França e Marrocos
Imagem: Divulgação/Fifa

Os africanos não sentiram o gol levado no início e foram para cima da França. Lloris fez duas intervenções importantes no primeiro tempo: em chute de fora da área de Ounahi, espalmou e evitou o empate. Depois, El Yamiq, que errou no gol de Hernández, pegou sobra num escanteio, emendou a bicicleta e parou no goleiro e na trave.

Contra-ataque não encaixa, e França sofre

A missão dos franceses era furar a melhor defesa da Copa. Com cinco minutos, o objetivo foi alcançado e mudou o panorama da partida. A França viu os africanos irem ao ataque, precisou se defender e ficou com espaço para explorar os contra-ataques.

Giroud teve duas chances, ainda no primeiro tempo, mas desperdiçou. Com erros de passes, pontaria e tomadas de decisões, os atuais campeões do mundo não encaixaram o contra-ataque e sofreram com o placar mínimo em boa parte do jogo.

Marrocos muda, pressiona e incomoda

A estratégia inicial de Marrocos foi se defender com uma linha de cinco, para segurar Mbappé e Giroud. Com a saída do zagueiro Saiss, a seleção mudou, foi à frente e incomodou para valer a França. Bola na trave, defesas de Lloris e cortes da defesa impediram uma zebra com os atuais campeões.

Marroquinos ensaiam vaias

Antes de a bola rolar, a torcida marroquina ensaiou uma vaia à "Marselhesa", hino francês. Uma parte do estádio fez sinal de aplauso e os torcedores, então, pararam de vaiar.

Ficha técnica

FRANÇA 2 X 0 MARROCOS

Semifinal da Copa do Mundo
Data e horário:
14 de dezembro de 2022 (quarta-feira), às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Al Bayt, no Qatar
Árbitro: César Arturo Ramos Palazuelos
Assistentes: Alberto Morín Méndez e Miguel Ángel Hernández Paredes
Cartão amarelo: Boufal (Marrocos)
Público: 68.294 pessoas
Gols: Theo Hernández, aos 5' 1ºT, Muani, aos 34' 2ºT

FRANÇA: Lloris; Koundé¸ Varane¸ Konaté¸ Theo Hernández; Tchouaméni¸ Fofana, Griezmann; Dembélé (Muani), Mbappé e Giroud (Thuram). Técnico: Didier Deschamps.

MARROCOS: Bono; Hakimi, El Yamiq, Aguerd, Saiss (Amallah) (Ezzalzouli), Mazraoui (Attiat-Allah); Amrabat, Ounahi, Ziyech, Boufal (Aboukhlal); e En-Nesyri (Hamdallah). Técnico: Walid Regragui.